MARKETING SENSORIAL: LIMITES E POSSIBILIDADES NO VAREJO FÍSICO E VIRTUAL DE VESTUÁRIO

Autores/as

  • Juliana Da Fonseca Capssa Lima Sausen
  • Martinho Luís Kelm
  • Nairana Radtke Caneppele Bussler
  • Daniel Knebel Baggio

Palabras clave:

Marketing Sensorial, Lojas Físicas de Vestuário, Lojas Virtuais de Vestuário

Resumen

Considerando a importância do varejo tradicional e do varejo de moda vestuário para o
desenvolvimento da região, bem como o incremento do comércio eletrônico e a dificuldade das
empresas tradicionais operaram neste contexto; este estudo tem como objetivo realizar um ensaioteórico
acerca dos limites e das potencialidades das estratégias de marketing sensorial,
considerando suas cinco dimensões e de que forma tais dimensões impactam no varejo físico e no
varejo virtual do segmento da moda, bem como na gestão e no desenvolvimento das empresas deste
ramo do varejo, em suas mais diversas instâncias. Para tanto, foi realizado um ensaio-teórico por
meio de pesquisa bibliográfica em livros, sites, artigos, trabalhos de conclusão de curso e teses
sobre os fundamentos e aplicações de marketing sensorial, ações sensoriais em lojas físicas e ecommerce
de varejo de moda vestuário, e acerca do comportamento do consumidor nestes lócus.
Conclui-se que nas lojas físicas do varejo de moda vestuário, a integração das cinco dimensões do
marketing sensorial possibilita estratégias com vistas a promover experiências multissensoriais e
holísticas para o cliente e consumidor; ao passo que nas lojas virtuais, com menos sentidos e menos
possibilidades a serem estimuladas, estas estratégias ficam mais restritas, tornando as experiências
mais limitadas. Porém, o eficaz planejamento e implementação das dimensões sensoriais em ambos
os espaços (físico e virtual) se tornam importantes para alavancar o desenvolvimento
socioeconômico regional e, também, local.

Biografía del autor/a

Juliana Da Fonseca Capssa Lima Sausen

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNIJUÍ), bolsista PROSUC/CAPES.

Martinho Luís Kelm

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNIJUÍ).

Nairana Radtke Caneppele Bussler

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNIJUÍ), bolsista PROSUC/CAPES.

Daniel Knebel Baggio

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNIJUÍ).

Publicado

2018-12-17

Cómo citar

SAUSEN, J. D. F. C. L.; KELM, M. L.; BUSSLER, N. R. C.; BAGGIO, D. K. MARKETING SENSORIAL: LIMITES E POSSIBILIDADES NO VAREJO FÍSICO E VIRTUAL DE VESTUÁRIO. Actas del Simposio Latinoamericano de Estudios de Desarrollo Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/10601. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>