MARKETING SENSORIAL: LIMITES E POSSIBILIDADES NO VAREJO FÍSICO E VIRTUAL DE VESTUÁRIO
Palabras clave:
Marketing Sensorial, Lojas Físicas de Vestuário, Lojas Virtuais de VestuárioResumen
Considerando a importância do varejo tradicional e do varejo de moda vestuário para o
desenvolvimento da região, bem como o incremento do comércio eletrônico e a dificuldade das
empresas tradicionais operaram neste contexto; este estudo tem como objetivo realizar um ensaioteórico
acerca dos limites e das potencialidades das estratégias de marketing sensorial,
considerando suas cinco dimensões e de que forma tais dimensões impactam no varejo físico e no
varejo virtual do segmento da moda, bem como na gestão e no desenvolvimento das empresas deste
ramo do varejo, em suas mais diversas instâncias. Para tanto, foi realizado um ensaio-teórico por
meio de pesquisa bibliográfica em livros, sites, artigos, trabalhos de conclusão de curso e teses
sobre os fundamentos e aplicações de marketing sensorial, ações sensoriais em lojas físicas e ecommerce
de varejo de moda vestuário, e acerca do comportamento do consumidor nestes lócus.
Conclui-se que nas lojas físicas do varejo de moda vestuário, a integração das cinco dimensões do
marketing sensorial possibilita estratégias com vistas a promover experiências multissensoriais e
holísticas para o cliente e consumidor; ao passo que nas lojas virtuais, com menos sentidos e menos
possibilidades a serem estimuladas, estas estratégias ficam mais restritas, tornando as experiências
mais limitadas. Porém, o eficaz planejamento e implementação das dimensões sensoriais em ambos
os espaços (físico e virtual) se tornam importantes para alavancar o desenvolvimento
socioeconômico regional e, também, local.