VANTAGENS COMPETITIVAS EM UM PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA ANÁLISE DO CASO CRESOL NA REGIÃO CELEIRO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Ariosto Sparemberger Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui
  • Cristian Sparemberger
  • Jones Roberto Zamo
  • Pedro Luís Büttenbender Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui

Palavras-chave:

Cooperativismo de crédito., Cooperativa., Estudos organizacionais., Vantagem competitiva., Incorporação.

Resumo

O conceito de vantagem competitiva não pode ser entendido por meio de uma perspectiva unitária sobre determinada empresa, pois ele é advindo de fatores internos e externos e de atividades singulares. Nesta direção este estudo objetivou identificar as principais vantagens competitivas resultantes do processo de incorporação de uma cooperativa de crédito, por meio do caso de incorporação, ocorrido de uma Unidade de Atendimento em um pequeno município da região celeiro do Rio Grande do Sul, realizado pelo sistema Cresol de cooperativas, compreendendo o período temporal de três anos após a incorporação. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental aliadas a análise de dados quantitativos e qualitativos, o que possibilitou a estratificação das informações referentes as vantagens competitivas do processo de incorporação. Após a análise conclui-se que o artifício de incorporação, no período temporal analisado, apresentou resultados positivos à cooperativa, tais como: evolução no número de associados e do capital social, aumento nos depósitos à vista, empréstimos e repasses, entre outros. Além disso, a pesquisa enfatiza que o processo de incorporação deve ser visto como uma vantagem competitiva para o cooperativismo, em especial pela sua capacidade em gerar valor e confiança aos associados.

Biografia do Autor

Ariosto Sparemberger, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui

Doutor em Administração (Universidad Nacional de Misiones - UNAM, Argentina, 2010). Mestre em Administração (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, 2000). Professor Dr. Pesquisador adscrito ao DACEC vinculado aos Grupos de Pesquisa Competitividade e Gestão Estratégica para o Desenvolvimento- GPCOM e Núcleo de Estudos de Marketing - NEM. Coordenador do programa Integrado de Formação de Gestores Campus Santa Rosa e Três Passos.

Cristian Sparemberger

Bacharel em Relações Internacionais - UFSC e Mestre em Sociologia Política e Membro voluntário no Projeto de Pesquisa MARKETING E O COMPORTAMENTO DISFUNCIONAL DO CLIENTE: O CASO DO SETOR VAREJISTA DA REGIÃO FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL.

Jones Roberto Zamo

Assistente Operacional de Crédito PL – CRESOL. Especialista em Gestão de Cooperativas – UNIJUÍ. Licenciado em Física. Especialista em Design Gráfico.

Pedro Luís Büttenbender, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui

Professor Dr. Pesquisador adscrito ao DACEC vinculado ao Grupo de Pesquisa Competitividade e Gestão Estratégica para o Desenvolvimento- GPCOM e Coordenador do Curso MBA em Gestão de Cooperativas.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

SPAREMBERGER, A.; SPAREMBERGER, . C.; ZAMO, . J. R.; BÜTTENBENDER, P. L. . VANTAGENS COMPETITIVAS EM UM PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA ANÁLISE DO CASO CRESOL NA REGIÃO CELEIRO DO RIO GRANDE DO SUL . Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21111. Acesso em: 30 maio. 2024.

Edição

Seção

ST7 – COOPERATIVISMO, ECONOMIA COLABORATIVA E DESENVOLVIMENTO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>