PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ANÁLISE DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR – IES
Palavras-chave:
Marketing de relacionamento, Interação, ComunicaçãoResumo
O uso das redes sociais como referência de divulgação de uma marca tornou-se
um comportamento importante para os processos de marketing digital. O Facebook,
enquanto ferramenta de disseminação da informação, é um recurso que possibilita o
monitoramento da interação entre os seus usuários e a replicação de audiência. O objetivo
deste estudo foi propor uma metodologia de análise da rede social Facebook, como
ferramenta de comunicação entre uma instituição de ensino público e seus seguidores, com
o objetivo de avaliar a interação entre a sociedade e as Instituições de Ensino Superior
(IES). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, com dados secundários e
de abordagem quantitativa. Para a validação da metodologia proposta foram coletados
dados do relatório gerado pela Fanpage de uma IES Pública. A análise considerou o período
de abril a agosto de 2017. Como resultado, destacam-se, os benefícios que o método
proposto pode proporcionar para as IES, como caracterizar o perfil dos seguidores da
página, o qual pode auxiliar no direcionamento das estratégias de marketing; assim como
também torna-se possível avaliar quais as tipologias de publicações da página que
apresentam maiores retorno dos seguidores; além de servir como um feedback das ações e
atividades desenvolvidas na página. A discussão dos dados coletados da IES buscou validar
os indicadores do método apresentado, a fim de demonstrar seu emprego para qualquer IES
Pública, servindo de modelo para outras instituições.