CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA MINDFULNESS PARA A SAÚDE E O BEMESTAR DE ADOLESCENTES:

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Caroline da Rosa PPGDR/UNIJUÍ
  • Daniel Knebel Baggio PPGDR/UNIJUÍ

Palavras-chave:

Mindfulness, Adolescência, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi revisar estudos que abordam benefícios da prática de atenção plena para a saúde e o bem-estar de adolescentes. A busca pelos artigos científicos foi realizada no Portal de Periódicos Capes. As palavras-chave utilizadas foram “mindfulness” e “adolescentes”, na categoria “qualquer campo”. Os filtros utilizados foram: Periódicos revisados por pares, Artigos, e os idiomas português, inglês e espanhol. Incluíram-se artigos que abordaram benefícios à saúde de adolescentes e excluíram-se artigos relativos à tradução e validação de escalas de mensuração do constructo mindfulness, revisões da literatura e/ou metaanálises, artigos duplicados e artigos não disponíveis para leitura. A busca inicial contemplou 49 artigos, dos quais oito foram selecionados para leitura. Os artigos científicos foram descritos em termos de seus objetivos, população e principais resultados. A amostra integrou artigos que relataram a associação da atenção plena com outros constructos, resultados de intervenções baseadas em atenção plena e a descrição de um projeto de educação consciente. Em estudos realizados com adolescentes, a atenção plena foi associada positivamente com a inteligência emocional e a espiritualidade/religião; e foi associada negativamente com a ansiedade desportiva, a vergonha corporal, o uso de substâncias psicoativas e a sintomas de depressão. Um projeto de educação para a saúde com base na atenção plena apresentou como resultados o aumento da empatia, a melhora de relacionamentos, a redução da ansiedade e de sintomas de déficit de atenção e a melhora do desempenho acadêmico dos adolescentes participantes.

Biografia do Autor

Caroline da Rosa, PPGDR/UNIJUÍ

Doutoranda em Desenvolvimento Regional no PPGDR/UNIJUI. Bolsista Prosuc/Capes.

Daniel Knebel Baggio, PPGDR/UNIJUÍ

Mestre e Doutor em Contabilidad y Finanzas pela Universidad de Zaragoza, UNIZAR, Espanha (2012). Professor do PPGDR/UNIJUÍ.

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

ROSA, C. da; BAGGIO, D. K. CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA MINDFULNESS PARA A SAÚDE E O BEMESTAR DE ADOLESCENTES:: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22983. Acesso em: 29 mar. 2024.

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