A GOVERNANÇA COLABORATIVA NO ENFRENTAMENTO DO COVID-19 EM UM MUNICÍPIO GAÚCHO: UM ESTUDO A PARTIR DO MODELO HÉLICE QUÁDRUPLA

Autores

  • Carolina da Rosa Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Sérgio Luís Allebrandt Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Daniel Knebel Baggio Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Governança colaborativa, Hélice Quádrupla, Covid-19, Desenvolvimento Regional

Resumo

A pandemia de Coronavírus 2019 (COVID-2019) tem exigido diversos movimentos em prol de sua contenção em nível mundial. Os contextos de crise, apesar de apresentarem graves dificuldades, também podem proporcionar soluções inovativas para diversas dinâmicas da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento regional. Problemas complexos, como a gestão pública de uma pandemia, envolvem ação coordenada e horizontal de agentes estatais, quadros empresariais, representações da sociedade civil e universidade, que pode ser materializada pela prática da governança colaborativa e compreendidas por meio do quadro teórico do Modelo Hélice Quádrupla. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar a materialização da governança colaborativa no contexto de enfrentamento da pandemia do COVID-19 em um município gaúcho, a partir da noção de Hélice Quádrupla. Realizou-se um estudo de caso em um município localizado no noroeste gaúcho. Os dados foram obtidos a partir de aplicação de um roteiro de entrevista com representantes de cada hélice e pesquisa documental. Os resultados apontaram que, apesar de ter sido criado o Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus no âmbito do Poder Executivo e com participação de representantes de vários segmentos do setor público e privado, não se pode afirmar que houve a concretização da governança colaborativa nesse processo, pois não se observou uma atuação integrada de todas as hélices na busca pelo consenso na gestão da pandemia.

Biografia do Autor

Carolina da Rosa, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Bolsista Prosuc/Capes. Doutoranda em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNIJUÍ. Mestre em Desenvolvimento pelo PPGDR/UNIJUÍ

Sérgio Luís Allebrandt, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq; Professor Titular e Coordenador do PPGDR/UNIJUÍ; Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania (GPDeC); Doutor em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNISC (2010); Mestre em Administração pela EBAPE/FGV (2001)

Daniel Knebel Baggio, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Contabilidade e Finanças pela Universidad de Zaragoza (2012) e Professor Titular do PPGDR/UNIJUÍ.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

ROSA, C. da; ALLEBRANDT, S. L.; BAGGIO, D. K. . A GOVERNANÇA COLABORATIVA NO ENFRENTAMENTO DO COVID-19 EM UM MUNICÍPIO GAÚCHO: UM ESTUDO A PARTIR DO MODELO HÉLICE QUÁDRUPLA. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21154. Acesso em: 12 abr. 2024.

Edição

Seção

ST2 – TERRITÓRIO, GOVERNANÇA E INTEGRAÇÃO REGIONAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>