ATRIBUTOS DETERMINANTES PELO PRODUTOR RURAL NA ESCOLHA DE UMA EMPRESA PARA ENTREGA DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA
Palavras-chave:
Marketing, Serviços, Atributos, RelacionamentoResumo
O artigo tem como foco o entendimento dos quatros P´s do marketing que são determinantes na escolha de uma empresa, sendo a satisfação do cliente um quesito importante e indispensável para o sucesso dos negócios e o bom relacionamento entre empresa e clientes. O objetivo do estudo consiste em analisar os atributos determinantes pelo produtor rural na escolha da empresa para a entrega da produção agrícola a partir dos quatro P’s do marketing enfatizando sua aplicabilidade e contribuição de modo a alcançar novos parceiros e fidealizá-los. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, descritiva, de abordagem quali-quantitativa, utilizando-se da técnica de coleta de dados por meio de questionário aplicados a 95 produtores rurais que são clientes da empresa, a fim de obter informações que auxiliassem na resposta do objetivo proposto, sendo coletados por meio do uso da técnica da escala do tipo Likert, posteriormente tabulados em planilhas excel, obtida automaticamente pelo monkey, que possibilitou a sua análise e interpretação. Os resultados apontam que a empresa possui um conceito de satisfação excelente em quase todos os P´s do composto de marketing propostos, devendo apenas reavaliar algumas questões. Conclui-se que a satisfação do cliente está relacionada com a confiança depositada na empresa em razão da garantia e qualidade dos serviços oferecidos, suporte na armazenagem, preços competitivos com o mercado, fidelizando-os com credibilidade e confiança na empresa, o que mantem a solidez no mercado e a confiabilidade no mercado de grãos.