ANÁLISE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO DA REDE DE COOPERAÇÃO NO SETOR DE VESTUÁRIO: CASO REDE AGIVEST

  • Mariane Cristina Camargo Finkler
  • Sikberto Renaldo Marks
  • Liane Beatriz Rotili
Palavras-chave: Redes de cooperação, Sistemas de informação, Inter-relação empresarial

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e analisar o sistema de informação corporativa e a
gestão da Rede Agivest – Associação Gaúcha das Indústrias de Artigos de Vestuário e
Decorações de Ambientes. A amostra é composta por sete empresas, das oito que compõe o
setor de vestuário da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Como método
utilizou-se uma pesquisa exploratória e abordagem qualitativa. Os procedimentos técnicos
para coleta de dados foram entrevistas com trabalhadores que respondem pelas empresas
que compõe a Agivest e representantes da mesma, além de documentos fornecidos pelas
empresas. Os resultados demonstraram que a Rede Agivest está em continua
reestruturação, com redução de empresas participantes, de 44 para 8. As empresas
associadas remanescentes formam um grupo consolidado e fortemente estruturado, que
possuem laços fortes e constantes interações, principalmente em questões referentes a área
de vendas, sendo que o sistema de informação da Agivest necessita melhoras, que
contribuam com a gestão das empresas associadas.

Biografia do Autor

Mariane Cristina Camargo Finkler

Aluna especial de Mestrado/ Unijuí; Administradora Especialista em Gestão de Pessoas/ Unijuí.

Sikberto Renaldo Marks

Professor titular de Administração DACEC/Unijuí, Mestre em Administração UFRGS.

Liane Beatriz Rotili

Mestranda do PPGDR/Unijuí, bolsista Prosup/Capes.

Publicado
2018-12-17