PERCEPÇÃO DE MIGRAÇÃO DAS GERAÇÕES X e Y: estudo a partir da influência do desenvolvimento humano e da vulnerabilidade social

Autores

  • Liane Beatriz Rotili Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Felipe Cavalheiro Zaluski Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Sérgio Luís Allebrandt PPGDR/UNIJUÍ
  • Daniel Knebel Baggio Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Palavras-chave:

Migração., Desenvolvimento Humano., Vulnerabilidade Social., Gerações.

Resumo

Este estudo objetiva analisar como o desenvolvimento humano (DH) e a vulnerabilidade social (VS) relaciona-se com intenções de migração da geração X e Y da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.  Foi desenvolvido um questionário a partir das seis dimensões do IVS e IDH apresentadas pelo IPEA (2018) e PNUD (2015). As análises quantitativas e qualitativas em uma amostra de 75 respondentes demonstraram que dentro do desenvolvimento humano a maior motivação de migração encontra-se nas dimensões acesso ao conhecimento, enquanto a dimensão que registrou a menor média foi padrão de vida. Já na vulnerabilidade social, a motivação de migração encontra-se nas dimensões renda e trabalho. Dessa forma, existem relações significativas fortes na geração X entre renda e trabalho (VS) com padrão de vida (DH) enquanto na geração Y, entre capital humano (VS) com padrão de vida (DH). Ou seja, enquanto para geração X, a alta renda, ocupação e segurança estão relacionados a melhoria dos padrões de vida, para a geração Y, condições de saúde, acesso à educação e a possibilidade de perpetuar esses benefícios as gerações mais jovens são as principais relações com o padrão de vida, sendo indicativos da permanência ou não na região. Contribui-se com o campo dos estudos de migração com a confirmação da mobilidade estar centrada nas oportunidades de trabalho e acrescenta-se seu vínculo a busca por qualidade de vida.

Biografia do Autor

Liane Beatriz Rotili, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e bolsista PROSUP/CAPES. Mestre em Desenvolvimento Regional e graduada em Administração também pela UNIJUÍ.

Felipe Cavalheiro Zaluski, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Desenvolvimento Regional e graduado em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Sérgio Luís Allebrandt, PPGDR/UNIJUÍ

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (Mestrado e Doutorado) - PPGDR/UNIJUÍ

Doutor em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNISC

Mestre em Gestão pela EBAPE/FGV

Daniel Knebel Baggio, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUÍ – Mestrado e Doutorado. Mestre e doutor em Contabilidade e Finanças pela Universidad de Zaragoza. E-mail: baggiod@unijui.edu.br

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

ROTILI, L. B.; ZALUSKI, F. C.; ALLEBRANDT, S. L.; BAGGIO, D. K. PERCEPÇÃO DE MIGRAÇÃO DAS GERAÇÕES X e Y: estudo a partir da influência do desenvolvimento humano e da vulnerabilidade social. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21131. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ST3 – DINÂMICAS DEMOGRÁFICAS E REPERCUSSÕES NOS TERRITÓRIOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>