ANÁLISE DA ADESÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (RSC) EM EMPRESAS DO NOROESTE GAÚCHO
Palabras clave:
Responsabilidade Social Corporativa, Adesão, RSCResumen
O estudo busca verificar a percepção da adesão da RSC em empresas da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. As dimensões de análise basearam-se nos estudos de Ackerman (1973) e Ethos (2007). O método adotado foi quantitativo e descritivo com coleta de dados por meio de survey em uma amostra de 32 organizações de grande porte. Os dados analisados por meio da estatística descritiva, confiabilidade e correlação das dimensões e variáveis. Os resultados apontam que as organizações apresentam posturas de adoção das práticas de Responsabilidade Social Corporativa, contudo em muitos aspectos não adotam as práticas de forma efetiva e contínua. Constata-se que, a falta de conhecimento da amplitude das ações que compõem a RSC é o principal fator que faz com que as organizações entrevistadas não adotem práticas voltadas a RSC. O pensamento gerencial de que toda as ações terão um custo notório para a organização acaba impedindo a evolução da adoção das práticas da RSC.