A GESTÃO SOCIAL COMO ALTERNATIVA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DA UNIVERSIDADE ATRAVÉS DA PESQUISA PARTICIPATIVA

Autores

  • Verónica Orellana-Navarrete Escuela Politécnica Nacional del Ecuador (EPN).

Palavras-chave:

pesquisa participativa, gestão social, universidade, inovação social

Resumo

Este ensaio é parte da análise teórica correspondente à pesquisa de doutorado sobre o papel das universidades equatorianas no processo de inovação social. Para a sua elaboração, foi desenvolvida uma revisão da literatura relevante sobre a missão das universidades, a gestão social e a definição de inovação social. Uma abordagem da teoria crítica é estabelecida para convidar à reflexão sobre a missão das universidades e seu papel como agentes de transformação social que buscam a consolidação de processos democráticos e de justiça social. Propõe-se integrar os princípios da gestão social no trabalho universitário, especificamente no que diz respeito às funções substantivas de pesquisa e articulação, com foco no desenvolvimento de projetos de pesquisa participativa que busquem empoderar comunidades e promover o exercício da cidadania deliberativa. dos princípios da solidariedade e do bem comum.

Biografia do Autor

Verónica Orellana-Navarrete, Escuela Politécnica Nacional del Ecuador (EPN).

Doctoranda de Gestión Tecnológica en la Escuela Politécnica Nacional del Ecuador (EPN-Ec)

Referências

ABELLÁN-GARCÍA BARRIO, Á.; AGEJAS ESTEBAN, J. Á.; ANTUÑANO ALEA, S. Veritatem digilere. Misión de la Universidad: buscar, encontrar, comunicar la verdad. [s. l.], 2018. Disponível em: https://search-ebscohost-com.bibliotecavirtual.udla.edu.ec/login.aspx?direct=true&db=edsbas&AN=edsbas.1D00A79B&lang=es&site=eds-live. Acesso em: 14 set. 2022.

ALONSO, M.; CUSCHNIR, M.; NÁPOLI, M. La tercera misión de la universidad y sus múltiples sentidos en debate: extensión, transferencia, vinculación, compromiso, coproducción e impacto social de las prácticas académicas y los modos de producción de conocimiento. Revista del IICE; Núm. 50 (2021); 91-130, [s. l.], 2021. DOI 10.34096/iice.n50.11268. Disponível em: https://search-ebscohost-com.bibliotecavirtual.udla.edu.ec/login.aspx?direct=true&db=edsbas&AN=edsbas.125272EA&lang=es&site=eds-live. Acesso em: 14 set. 2022.

BERGOLD, Jarg & Thomas, Stefan (2012). Participatory Research Methods: A Methodological Approach in Motion [110 paragraphs]. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, 13 (1). Art. 30, http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs1201302.

BERGOLD, Jarg (2007). Participatory strategies in community psychology research—a short survey. In A. Bokszczanin (Ed.), Poland welcomes community psychology: Proceedings from the 6th European Conference on Community Psychology (pp.57-66). Opole: Opole University Press.

CANÇADO, A., PEREIRA, J. R., & TENÓRIO, F. 2015. Fundamentos Teóricos da Gestão Social/Fundamentos de la gestión social: una aproximación teórica/Theoretical foundations of the social management. Desenvolvimento Regional em debate: DRd, 454 5(1), 4-19. 455

CARRION, P.; PEREZ ALBERT, M. Y. Social mapping as a tool for participatory research in the territory. Diagnosis of ancestral landscapes in indigenous communities of the Ecuadorian Amazon. PASOS-REVISTA DE TURISMO Y PATRIMONIO CULTURAL, v. 20, n. 1, p. 123–137, mar. 2022.

DE SOUSA SANTOS, B. La universidad en el siglo xxi. Para una reforma democrática y emancipadora de la universidad. Buenos Aires: Laboratorio de políticas públicas, 2004.

DE SOUSA SANTOS, B. 2009. Una epistemología del Sur: la reinvención del conocimiento y la emancipación social. México, CLACSO y Siglo XXI, 78-79.

DIDRIKSSON, A. 2013. La Construcción de Nuevas Universidades. Para Responder a la Construcción de una Sociedad del Conocimiento. http://flacso.redelivre.org.br/files/2013/02/883.pdf

EVANS, Claire & JONES, Ray (2004). Engagement and empowerment, research and relevance: Comments on user-controlled research. Research Policy and Planning, n. 22(2), p. 5-13, http://eprints.kingston.ac.uk/4049/ [Date of access: 7 December 2011].

HERRAN GOMEZ, J.; SASTRE MERINO, S.; TORRES-TOUKOUMIDIS, A. Radio Messaging for Irrigation System Management in Rural Communities of Indigenous People in Ecuador. EQUIDAD & DESARROLLO, n. 28, p. 43–60, dez. 2017.

HESSELS, L, H VAN LENTE 2008. Re-thinking new knowledge production: A literature review and a research agenda. Research Policy, 37, 740-760.

KEMMIS, S., MCTAGGART, R., & NIXON, R. (2014). The Action Research Planner: Doing Critical Participatory Action Research. Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-4560-67-2_5

LENZ, Sylvia (2012). Investigación participativa en Argentina: tres experiencias del campo educativo en el contexto de la restitución de la democracia. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, n. 13, v. 1, Art. 3, http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs120133.

LÓPEZ, J. M. T. LA “tercera misión” de la universidad, transferencia de conocimiento y sociedades del conocimiento. Una aproximación desde la pedagogía. (Spanish). Contextos Educativos, [s. l.], n. 26, p. 41–81, 2020. DOI 10.18172/con.4446. Disponível em: https://search-ebscohost-com.bibliotecavirtual.udla.edu.ec/login.aspx?direct=true&db=eue&AN=146127625&lang=es&site=eds-live. Acesso em: 14 set. 2022.

MARTÍ Puig, S. (2002) “Redes de acción colectiva e impactos políticos”. Texto para Seminario de investigación, Área de ciencia política y de la Administración. Universidad de Salamanca

MAYORGA, Roman, N 2. Universidad siglo XXI / Universidade século XXI

OSORNO ALZATE, D. M.; BENÍTEZ GÓEZ, Á. M. La Nueva Misión De La Universidad. Contextualización Y Resultados: Casos De Tres Universidades Públicas Colombianas. Revista Panorama, [s. l.], v. 11, n. 20, p. 83–94, 2017. DOI 10.15765/pnrm.v11i20.1010. Disponível em: https://search-ebscohost-com.bibliotecavirtual.udla.edu.ec/login.aspx?direct=true&db=a9h&AN=126624326&lang=es&site=eds-live. Acesso em: 14 set. 2022.

RUIZ-CORBELLA, Marta; LOPEZ-GOMEZ, Ernesto. La misión de la universidad en el siglo XXI: comprender su origen para proyectar su futuro. Rev. educ. sup, Ciudad de México , v. 48, n. 189, p. 1-19, marzo 2019 . Disponible en <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-27602019000100001&lng=es&nrm=iso>. accedido en 21 sept. 2022. Epub 24-Dic-2019.

SALMON, N. et al. Co-design of a Nature-Based Solutions Ecosystem for Reactivating a Peri-Urban District in Quito, Ecuador. [s.l: s.n.]. p. 104

SANDERS, Elizabeth B.-N.; BRANDT, Eva; BINDER, Thomas (2010). «A framework for organizing the tools and techniques of participatory design» [en línea]. PDC. <http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1900476>. [Fecha de consulta: 25 de enero de 2021]. Septiembre - Diciembre 1999 / Setembro - Dezembro 1999. Los desafíos a la universidad latinoamericana en el siglo XXI

TAUBER, F. 2015. Hacia el segundo manifiesto. Los estudiantes universitarios y el reformismo de hoy. Universidad Nacional de La Plata.

TENORIO, F. 1990. El mito de la participación. Revista de Administración Pública, 24(3)162-164.

TENORIO, F. 2008. Um espectro ronda o terceiro stor, o espetro do mercado. Ijui: Unijui.

TENORIO, F. 2016. Uma Alternativa: Gestao Social. Ijuí: Unijuí 450

TENORIO, F. 2008. Tem razao a adminstracao? Ijuí: Unijuí

TENORIO, F. Monje, P. Ciudadanía, participación y desarrollo local.

VARGAS BEJARANO, JULIO CÉSAR. Misión de la Universidad, Ethos y Política Universitaria. Ideas y Valores, Bogotá , v. 59, n. 142, p. 67-91, 2010 . Available from <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-00622010000100004&lng=en&nrm=iso>. access on 21 Sept. 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

ORELLANA-NAVARRETE, V. A GESTÃO SOCIAL COMO ALTERNATIVA PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DA UNIVERSIDADE ATRAVÉS DA PESQUISA PARTICIPATIVA. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22860. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ST4 – Inovação, Gestão de organizações e dinâmicas de mercados