DESENVOLVIMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: O CASO DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES

Autores

  • Felipe Cavalheiro Zaluski
  • Ricardo Alberti
  • Silvia Helena Zwirtes
  • Diziane Inês ês De Lima
  • Fernando De Jesus Moreira Junior

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico, Indústria, Desenvolvimento Estratégico

Resumo

O planejamento estratégico auxilia as empresas a utilizar melhor suas capacidades, proporcionando
a diminuição da perda de recursos, um planejamento bem realizado propicia para a empresa um
grau mais elevado de assertividade nas tomadas de decisões. Desta forma, este estudo objetiva-se na
proposta de desenvolvimento de um planejamento estratégico para uma Indústria e Comércio de
Confecções localizada na Região Norte do Estado do Rio Grande do Sul, neste estudo, denominada
de Camisaria Alpha. A pesquisa delineou-se em uma abordagem qualitativa, descritiva e com
técnicas de coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e
bibliográfica, ainda, utilizou-se o método desenvolvido por Oliveira (2007) que consiste em quatro
fases para elaboração e implementação do planejamento estratégico. Conclui-se então, que a
utilização de um planejamento estratégico eficiente auxilia as empresas a conhecer e analisar seus
pontos fortes e fracos, aproveitando oportunidades e prevenindo ameaças, desenvolvendo assim,
uma gestão mais proativa, flexível e competitiva perante as mudanças do ambiente em que está
inserida.

Biografia do Autor

Felipe Cavalheiro Zaluski

Mestrando em Desenvolvimento Regional e Bacharel em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Bolsista PROSUC/Capes.

Ricardo Alberti

Mestrando em Administração e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Silvia Helena Zwirtes

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Diziane Inês ês De Lima

Mestranda em Desenvolvimento Regional, Pós-Graduada em Auditoria e Perícia Contábil e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Bolsista PROSUC/CAPES.

Fernando De Jesus Moreira Junior

Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

ZALUSKI, F. C.; ALBERTI, R.; ZWIRTES, S. H.; ÊS DE LIMA, D. I.; MOREIRA JUNIOR, F. D. J. DESENVOLVIMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: O CASO DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/10595. Acesso em: 21 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)