FORMAS DESCENTRALIZADAS E PARTICIPATIVAS DE GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE A LUZ DOS COREDES

Autores

  • Rafael Rodrigo Wolfart Treib Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tárcio Ricardo Thomas Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Edemar Rotta Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ivann Carlos Lago Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional, Coredes, Políticas públicas, Participação social

Resumo

Este texto busca fazer uma análise dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) enquanto forma descentralizada de gestão e participação, como ferramenta auxiliar de política pública no cenário estadual. Pretende contribuir nas discussões referentes ao desenvolvimento e às políticas públicas. Trata-se de um estudo exploratório e de uma pesquisa de caráter qualitativo, com base na revisão bibliográfica. A revisão de literatura centra seu foco nos estudos sobre descentralização e desenvolvimento, Coredes e políticas públicas. Percebe-se que os processos de discussão do desenvolvimento com participação da sociedade e descentralização das ações do Estado são frutos da redemocratização da sociedade brasileira e são implementados, no Rio Grande do Sul, especialmente com a criação dos Coredes. Evidenciou-se que os Coredes, desde a sua criação, no início da década de 1990 tem se transformado em um fórum essencial nas reflexões sobre desenvolvimento regional, desigualdades microrregionais, planejamento territorial, gestão pública, políticas públicas e participação social. Os Planos Estratégicos de Desenvolvimento tem sido uma ferramenta essencial nesta atuação dos Coredes. A partir da década de 2010, muito em vista da crise econômica, da escassez de recursos e de uma onda neoconservadora, os Coredes têm experimentado certa descrença da sociedade enquanto instrumentos de descentralização e promoção do desenvolvimento. Enquanto espaços de participação social, ainda precisam avançar no sentido de incorporar instituições, extratos de classe, grupos sociais e indivíduos, criando estratégias e ferramentas viáveis e acessíveis à participação de todos.

Biografia do Autor

Rafael Rodrigo Wolfart Treib, Universidade Federal da Fronteira Sul

Discente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas - Mestrado, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo.

Tárcio Ricardo Thomas, Universidade Federal da Fronteira Sul

Discente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas - Mestrado, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo.

Edemar Rotta, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor e Pós-Doutor em Serviço Social (PUCRS). Docente do Quadro Permanente do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas - Mestrado, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Ivann Carlos Lago, Universidade Federal da Fronteira Sul

Sociólogo, Mestre e Doutor em Sociologia Política. Professor da UFFS - Cerro Largo.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

TREIB, R. R. W.; THOMAS, T. R.; ROTTA, E.; LAGO, I. C. FORMAS DESCENTRALIZADAS E PARTICIPATIVAS DE GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE A LUZ DOS COREDES. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21118. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)