A PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO PPGDR – FURB

Autores

  • Samara Mariani PPGDR/FURB
  • Emily Camila Batschauer PPGDR/FURB

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional, Programas de Pós-Graduação, PPGDR

Resumo

Dentro do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional existe uma ampla discussão do que é o desenvolvimento em si e suas aplicações no que se discute o que é o regional. A pesquisa presente neste artigo, advém de um levantamento de dados a partir do currículo Lattes dos dezenove docentes do programa. Tais levantamentos construíram tabelas com as principais áreas de formação de cada docente (graduação, mestrado, doutorado e pósdoutorado). O objetivo da sistematização foi analisar se as atividades dos professores do quadro são voltadas à questão regional. A segunda parte da pesquisa foi voltada ao levantamento qualitativo das produções em periódicos dos docentes no período de 2017 a 2021. Nos resultados, consta a parte tabelada dos dados feitos na primeira e na segunda parte da pesquisa, fazendo uma breve discussão de cada ponto levantado. Nesse viés, o que se discute por regional não é sua estrutura teórica, mas sim uma escala para a discussão do desenvolvimento e a problemática levantada pelos autores.

Biografia do Autor

Samara Mariani, PPGDR/FURB

Mestranda em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (FURB); Bolsista CAPES.

Emily Camila Batschauer, PPGDR/FURB

Mestranda em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (FURB); Bolsista CAPES.

Referências

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. DESENVOLVIMENTO REGIONAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Disponível em: https://www.furb.br/web/1847/cursos/programa-pos-graduacao/desenvolvimentoregional/apresentacao. Acesso em: 11 abr. 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

MARIANI, S.; BATSCHAUER, E. C. A PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO PPGDR – FURB . Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22971. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ST3 – Políticas públicas, planejamento urbano e integração regional