CONTROLE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO: VERTENTES CONCEITUAIS

Autores

  • Taciana Angélica Moraes Ribas Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Sérgio Luís Allebrandt Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Luiza Fracaro Polleto Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Roseli Fistarol Krüger
  • Patrícia Härter Sampaio Stasiak Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Marcel Metogbe Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Controle social, Desenvolvimento regional, Revisão de literatura, Pesquisa bibliométrica

Resumo

Este estudo teve por objetivo principal fazer uma busca de artigos publicados em periódicos que abordam sobre Controle Social e sistematizar as diferentes abordagens sobre esta temática, no intuito de compreender quais correntes teóricas que se ancoram a esta discussão. Ainda, por alguns estudos apontarem que o chamado Controle Social tem a ver com a participação da sociedade nas discussões nos espaços de poder e decisão, é que se trará também uma breve contextualização sobre Desenvolvimento Regional. Quanto aos procedimentos metodológicos, este trabalho se enquadra principalmente como Quali/Quanti, pois a coleta de dados se deu por estes dois métodos, onde se valeu da busca por artigos aleatórios de autores já estudados em grupos de pesquisa em que os investigadores estão inseridos, bem como, por meio de pesquisa Bibliométrica, em que se valeu de busca por palavras chaves em periódicos da plataforma Sucupira. Com isto, foi possível analisar que esta ainda é uma temática em construção, e que prevê a implantação de instrumentos de controle social, que possam colocar o sujeito no cerne das discussões de políticas públicas, servindo de interlocutores entre sociedade e governos; no entanto, se percebeu também, um certo receio do uso desta nomenclatura, por ela não estar ainda dentro desta compreensão, havendo uma certa distorção em seu uso.

Biografia do Autor

Taciana Angélica Moraes Ribas, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Desenvolvimento Regional no PPGDR/UNIJUÍ (Turma 2018). Integrante do GPDeC. Bolsista Prosuc/Capes. Mestre em Desenvolvimento pelo PPGDR/UNIJUÍ (2017). Graduada em Gestão Pública pela UNIJUÍ (2014).

Sérgio Luís Allebrandt, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq; Professor Titular e Coordenador do PPGDR/UNIJUÍ; Líder do Grupo GPDeC; Doutor em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNISC (2010); Mestre em Administração pela EBAPE/FGV (2001).

Luiza Fracaro Polleto, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Bacharel em Direito pela UNIJUI. Ex Bolsista Pibic/CNPq. Projeto: Gestão Social e Cidadania: O Controle Social do Desenvolvimento Regional no Rio Grande do Sul.

Roseli Fistarol Krüger

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNIJUÍ (Turma 2017). Integrante do Grupo GPDeC. Bolsista Prosuc/Capes. Mestre em Desenvolvimento pelo PPGDR/UNIJUÍ (2016). Graduada em Administração pela UNIJUÍ (2008).

Patrícia Härter Sampaio Stasiak, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Desenvolvimento Regional no PPGDR/UNIJUI (Turma 2018). Integrante do Grupo GPDeC.
Mestre em Gestão Estratégica das Organizações pela URI (2014). Graduada em Ciências Contábeis pela URI.

Marcel Metogbe, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestrando em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNIJUÍ (Turma 2020). Bolsista Estrangeiro Unijuí.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

RIBAS, T. A. M.; ALLEBRANDT, S. L.; POLLETO, L. F.; KRÜGER, R. F.; STASIAK, P. H. S.; METOGBE, M. . CONTROLE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO: VERTENTES CONCEITUAIS. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21124. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>