EVOLUÇÃO DOS GASTOS PÚBLICOS EM POLÍTICAS SOCIAIS NA REGIÃO FUNCIONAL 7 E IMPACTOS NO IDESE

Autores

  • Felipe Micail da Silva Smolski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Edemar Rotta Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Políticas públicas sociais, Idese, Dados em painel, Regiões funcionais, Desenvolvimento

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a evolução dos gastos públicos em políticas sociais e seus impactos sobre o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE) para os 77 municípios da Região Funcional 7 (RF-7), do Rio Grande do Sul, no período de 2007 a 2015. Se tem como referência o método empírico analítico, trabalhando com dados secundários obtidos junto à Secretaria do Tesouro Nacional e à Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul. Utiliza-se análises descritivas e, juntamente com os respectivos níveis de correlação de Pearson, estima-se modelos de regressão em dados em painel para o conjunto de municípios da referida região. As evidências mostraram que o Idese dos municípios elevou-se na maioria dos anos da amostra; embora poucos municípios tenham alcançado o alto desenvolvimento (de 0,800 acima), a quantidade neste patamar tem se elevado; que os investimentos em políticas públicas sociais são positivamente correlacionados com o indicador de desenvolvimento na maioria dos municípios da região e; que os impactos da aplicação dos investimentos se apresentaram distintos ao longo do território e com significância estatística em um grupo específico de municípios.

Biografia do Autor

Felipe Micail da Silva Smolski, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo – RS, Brasil.

Edemar Rotta, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor e Pós-Doutor em Serviço Social, mestre em Sociologia. Professor do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, RS – Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

SMOLSKI, F. M. da S.; ROTTA, E. EVOLUÇÃO DOS GASTOS PÚBLICOS EM POLÍTICAS SOCIAIS NA REGIÃO FUNCIONAL 7 E IMPACTOS NO IDESE. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21105. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)