COTAS RACIAIS:

UMA ANÁLISE DOS NUMEROS NA GRADUAÇÃO E NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, MESTRADO E DOUTORADO

Autores

  • Fagner Fernandes Stasiaki PPGPPD/UFFS
  • Edemar Rotta PPGPPD/UFFS

Palavras-chave:

Educação Superior, Ações Afirmativas, Cotas Raciais

Resumo

O Ensino Superior brasileiro é marcado por intensas desigualdades sociais, regionais, étnicoraciais e econômicas, o que motivou as ações afirmativas de cotas em prol dos estudantes historicamente segregados. Transcorrido 10 anos da aprovação da Lei nº 12.711/2012, o presente artigo visa analisar, sob a ótica do princípio da igualdade, as cotas raciais na graduação e nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado e Doutorado, fazendo assim, um estudo ancorado em dados estatísticos. Metodologicamente opera-se nas premissas da dialética, analisando documentos das Universidades selecionadas (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI; e Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS) e produções bibliográficas. Por conseguinte, a pesquisa consiste em pensar as cotas raciais como um processo interativo, observando as desigualdades sociais, bem como o elitismo da educação superior brasileira. Por fim, as cotas raciais ao possibilitar o acesso à universidade, materializa também, o direito à educação, o Princípio da Igualdade e da Dignidade da Pessoa Humana.

Biografia do Autor

Fagner Fernandes Stasiaki, PPGPPD/UFFS

Mestrando em Desenvolvimento e Políticas Públicas no PPGPPD/UFFS - campus de Cerro Largo; Bolsista CAPES. Bacharel em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI), campus de Santo Ângelo.

Edemar Rotta, PPGPPD/UFFS

Doutor, com Estágio Pós-Doutoral em Serviço Social (PUCRS); Mestre em Sociologia (UFRGS); Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas – Mestrado, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Pesquisador na área de desenvolvimento, gestão social e políticas sociais.

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

STASIAKI, F. F. .; ROTTA, E. . COTAS RACIAIS: : UMA ANÁLISE DOS NUMEROS NA GRADUAÇÃO E NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, MESTRADO E DOUTORADO. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22902. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ST3 – Políticas públicas, planejamento urbano e integração regional

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