AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS POR MEIO DO ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL (IEGM)

Autores

  • João Eduardo Linhares
  • Marcos Junior Marini
  • Marcio Gazolla
  • Gilson Ditzel Santos

Palavras-chave:

Índice de efetividade, Gestão municipal, Desenvolvimento regional, Municípios brasileiros, Tribunal de Contas

Resumo

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) foi desenvolvido para verificar a efetividade das políticas públicas, a fim de avaliar a qualidade dos gastos dos municípios. A presente pesquisa analisou o nível de desenvolvimento das regiões brasileiras a partir da perspectiva do IEGM. Foi realizada uma pesquisa descritiva em fontes secundárias, no espaço temporal de 2015 a 2018, contemplando municípios brasileiros de todos os estados e regiões do país. Os dados foram agrupados conforme as faixas de avaliação: municípios com resultados efetivos, formados pelas faixas A, B+ e B; e municípios com resultados em adequação, formados pelas faixas C+ e C. Verificou-se que os índices setoriais educação, saúde e gestão fiscal são os que apresentaram os melhores resultados do IEGM, enquanto as dimensões cidades protegidas, governança em TI, meio ambiente, e planejamento revelam ser as áreas mais deficitárias. Nas avaliações regionais, é possível notar que as regiões norte e nordeste apresentam maior parcela dos municípios em faixas em adequação do IEGM, enquanto as regiões sul e sudeste, apresentam resultados com maior efetividade. Estes resultados revelam a necessidade de aprimorar as políticas públicas, visando alcançar maior efetividade nos municípios, promovendo, desta forma, o desenvolvimento sustentável da região na qual está inserido.

Biografia do Autor

João Eduardo Linhares

Doutorando em Desenvolvimento Regional no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina. E-mail: jelinhares@gmail.com.

Marcos Junior Marini

Doutor em Tecnologia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Pato Branco. E-mail: marini@utfpr.edu.br.

Marcio Gazolla

Doutor em Desenvolvimento Rural e Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)/Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). E-mail: marciogazolla@utfpr.edu.br.

Gilson Ditzel Santos

Doutor em Administração. Professor dos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. E-mail: ditzel@utfpr.edu.br.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

LINHARES, J. E.; MARINI, M. J.; GAZOLLA, M.; SANTOS, G. D. AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS POR MEIO DO ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL (IEGM). Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21176. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)