ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA ÁREA DA ALIMENTAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores

  • Eilamaria Libardoni Vieira Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUI
  • Sandra Regina Albarello Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUI
  • Ivo Ney Kuhn Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUI
  • Enio Waldir da Silva Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUI
  • Lais Raquel Schapuiz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUI
  • Nadine Muller Pereira Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUI

Palavras-chave:

Projeto de Extensão, Segurança Alimentar e Nutricional, Alimentação Saudável, Atividades Pedagógicas

Resumo

A Segurança Alimentar e Nutricional oferece ao cidadão o direito de acesso de forma regular e permanente a alimentos com qualidade e em quantidade o suficiente sem que ele coloque em risco seu poder de exercer outros direitos, atualmente uma parcela significativa da população convive com a situação de insegurança alimentar. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho, resultado do projeto de extensão da UNIJUÍ, Gestão Social e Cidadania, foi desenvolver atividades pedagógicas na área da alimentação e sustentabilidade para a promoção da saúde, com as crianças frequentadoras da Estação Cidadania Cultura e Esporte do Parque da Pedreira - Ijuí/RS. O trabalho foi desenvolvido com uma abordagem prevalecente qualitativa, concentrada na observação das crianças frequentadoras da Estação e suas famílias de forma secundária. Para o desenvolvimento das atividades pedagógicas na área da alimentação e sustentabilidade foi confeccionada uma horta suspensa com materiais reciclados (garrafas pets e pallets), foram realizadas também oficinas participativas e conversas interativas. Foram desenvolvidas oito oficinas para a implementação, manutenção e cuidado coletivo da horta suspensa, três oficinas de culinária (carreteiro colaborativo e bolo salgado) e uma oficina de produção de sabão, cujo produto foi distribuído às famílias das crianças. Durante as oficinas eram realizadas rodas de conversas interativas, com o protagonismo das crianças. As atividades executadas ultrapassaram os conhecimentos sobre alimentação e nutrição, ampliando para áreas como biologia, matemática, geografia,português gestão e custos, sendo possível trabalhar dentro de uma perspectiva de interdisciplinaridade. No decorrer das atividades foi visível a aquisição de novos valores agroecológicos que são transferidos de filhos para pais disseminando a ideia de hortas suspensas em suas próprias residências.

Biografia do Autor

Eilamaria Libardoni Vieira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUI

Nutricionista, Docente do Núcleo da Saúde da Unijuí, Extensionista do Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania da UNIJUÍ, Doutora em Desenvolvimento Regional

Sandra Regina Albarello, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUI

Professora do curso de Administração e do Núcleo da Gestão, Extensionista, Coordenadora do Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania da UNIJUÍ.

Ivo Ney Kuhn, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUI

Administrador, Professor de Administração e do Núcleo de Gestão, Especialista em Gestão Rural e em Economia Agrícola, Mestre em Gestão Financeira. Extensionista da Unijuí.

Enio Waldir da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUI

Graduação em Filosofia, Mestre e Doutor em Sociologia. Atua na área da educação escolar, direitos humanos e gestão social.

Lais Raquel Schapuiz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUI

Acadêmica do Curso de Nutrição pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS, e Bolsista Pibex do Projeto Gestão Social e Cidadania

Nadine Muller Pereira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUI


Acadêmica do Curso de Nutrição pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS, e Bolsista Pibex do Projeto Gestão Social e Cidadania

Referências

ABRANDH. Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos. O direito humano à alimentação adequada e o sistema nacional de segurança alimentar e nutricional.

Brasília, DF. 2013. Disponível em:<http://www.oda-alc.org/documentos/1374763097.pdf>

Data acesso: 14 de ago. de 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília, DF: MS, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, 2014b. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pd f> Acesso em: 14 de ago. de 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. A horta escolar dinamizando o currículo da escola. 2. ed.. Brasília, DF, 2007, Disponível em <http://www.educacao.go.gov.br/documentos/nucleomeioambiente/Caderno_horta.pdf > Data de acesso: 13 de ago. de 2022.

BURITY, V. et al. Direito humano à alimentação adequada no contexto da segurança alimentar e nutricional. Brasília, DF: ABRANDH, 2010. Disponível em:<https://www.redsan-cplp.org/uploads/5/6/8/7/5687387/dhaa_no_contexto_da_san.pdf> Data acesso: 14 de ago. de 2022.

LIMA M.E.; JUNIOR A.S.M.; BRZEZINSKI I. Cidadania: sentidos e significados. Disponível em:<https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24065_12317.pdf> Data acesso: 14 de ago. 2022.

LOUZADA, Maria Laura da Costa. et al. Alimentos ultraprocessados e perfil nutricional da dieta no Brasil. Revista Saúde Pública, 2015; 49:38. Acesso em: 13 de ago. 2022.

MEDEIROS, M. I. M. et al. Hortas comunitárias como mecanismo de organização social e geração de renda. S/D. Disponível em:<http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bd.nsf/3B8B806CF584452C8325749B0056E2C1/$File/NT00038BCE.pdf> Acesso em: 14 de ago. 2022.

MINAYO, M. C. S.. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. São Paulo, Revista Pesquisa Qualitativa. v.5, n.7, p.01-12, abril. 2017. Acesso 29 de nov. De 2021.

NEVES, J.. Unemployment, poverty, and hunger in Brazil in Covid-19 pandemic times. Rev Nutrição 34 • 2021. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/rn/a/RGq98CHLDx3mKPNtwDXVQGv/> Data de acesso: 14. de ago. de 2022.

NUT/FS/UnB – ATAN/DAB/SPS. Alimentação saudável. s/d. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf> Acesso em 9 de nov. de 2021.

SILVA, L.. Lei de segurança alimentar e nutricional. Brasília, DF. 2010. Disponível em:<http://www4.planalto.gov.br/consea/conferencia/documentos/lei-deseguranca-alimentar-e-nutricional> Acesso em: 14 de ago. de 2022.

VASCONCELOS, A.B.P.A.; MOURA, L.B.A. Segurança alimentar e nutricional: uma análise da situação da descentralização de sua política pública nacional. Rio de Janeiro, Caderno de Saúde Pública. v.34, n.2, 2018.

RIBEIRO. et al. Experiência do projeto horta didática nas escolas de mossoró-rn como proposta de educação ambiental, alimentar e nutricional. Revista Extendere. Vol.3 n°1, Jan. a jun./2015. Acesso em: 13 de ago. de 2022.

CARNEIRO, A.. Horta escolar e segurança alimentar: instrumento pedagógico e saber

idático. Cadernos de Agroecologia– ISSN 2236-7934 - Anais do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, São Cristóvão, Sergipe - v. 15, nº 2, 2020. Acesso em: 14 de ago. de 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

VIEIRA, E. L.; ALBARELLO, S. R.; KUHN, I. N.; SILVA, E. W. da; SCHAPUIZ, L. R.; PEREIRA, N. M. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA ÁREA DA ALIMENTAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22904. Acesso em: 25 abr. 2024.