ANALISE DE TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL, COM VISTAS À COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS DO NOROESTE CATARINENSE
Palavras-chave:
Desenvolvimento Regional, Municípios, Potenciais Explorados, Potenciais não ExploradosResumo
No processo de construção da compreensão de aspectos que possam ser preponderantes para o desenvolvimento dos municípios de abrangência da região do Noroeste Catarinense, mais especificamente vinculados à Associação dos municípios AM-Noroeste, se fundamenta este artigo, um estudo em acordo com algumas teorias do Desenvolvimento Regional. Este artigo de caráter exploratório é interpretado como uma abordagem da teoria do desenvolvimento regional, que permite discutir elementos teóricos que possam servir de subsídio para o fortalecimento dos atores e promotores do desenvolver e à articulação dos municípios da região do noroeste catarinense, e fomentar interações ao processo de desenvolvimento. Esta análise parte de um estudo construído com base em diversas fontes bibliográficas, cujas considerações finais são o entendimento de que os potenciais explorados e os ainda não explorados, ser tratados como ferramentas de ações promotoras para a construção do processo de fortalecimento do desenvolvimento regional, num processo de ida e volta de informações e geração do conhecimento.
Referências
AMARAL, FILHO, J. A. Endogeneização no Desenvolvimento Econômico Regional e Local. Planejamento e Políticas públicas, v. 9 n.23, p. 261-286, 2001.
BARQUERO, Antonio. Transformaciones Globales: Instiuciones y Políticas de Desarrollo Local. Rosário: Editorial Homo sapiens, 2001, p. 186-230.
BENKO, G.; PECQUEU, B. Os recursos de territórios e os territórios de recursos. Geosul, Florianópolis, v.1 6, n. 32, p. 31-50, jul./dez. 2001.
CAVALCANTE, L. R. M. T. Produção teórica em Economia regional: uma proposta de sistematização. Revista Brasileira de estudos Regionais e Urbanos, São Paulo, v. 2, n. 1, p 9-32, 2008.
DALLABRIDA, V. R. Desenvolvimento Regional. Porque algumas regiões se desenvolvem e outras não? 1. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010. 212 p.
DALLABRIDA, Valdir Roque (Org.). Indicação geográfica e desenvolvimento territorial: reflexões sobre o tema e potencialidades no Estado de Santa Catarina. 1. ed. São Paulo: LiberArs, 2015.
FURTADO, C. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura.1963.
HIRSCHMAN, Albert O. Estratégia do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades. IBGE, 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/pesquisa/. Acesso em: 24 ago. 2021.
MAIA, Claudio Machado Maia. SANTIN, Myriam Aldana Vargas. Desenvolvimento regional: a participação social nos processos de decisão na construção regional. In: Anais [...] do 1º Seminário Nacional de Desenvolvimento Regional. Taquara/RS: FACCAT, 2016.
PERROUX, F. A Economia do Século XX. Lisboa: Livraria Morais editora, 1967.
RATZEL, Friedrich. Geografia. São Paulo: Ática, 1983.
ROLIM, C. F. C. Espaço e Região: um retorno aos Conceitos originais. Fortaleza: UFC, 1989.
ROMEIRO, Ademar Ribeiro. Desenvolvimento econômico e a questão ambiental: algumas considerações. Rev. Análise Economica, v. 9, n. 16, 1991.
SANTOS, Everton; BITARELLO, Jucelaine; MONTARDO, Sandra; PEDDE, Valdir. Capital Social, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Gestão e Desenvolvimento. 2012. p.105-115
SECRETARIA DE ESTADO E PLANEJAMENTO. Descentralização do Governo, um caminho para a
democracia participativa. Florianópolis, 1989.
SEN, AMARTYA. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das letras, 2000.
SIEDENBERG, D. R. Desenvolvimento regional. In: SIEDENBERG, D. R. Dicionário do desenvolvimento regional. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2006.