AVALIAÇÃO DOS SITES UNIVERSITÁRIOS COMO MEIO DE INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE
Palavras-chave:
Site Universitário, Universidade, SociedadeResumo
O presente artigo tem por objetivo discutir os sites universitários como canais de interação com a sociedade. Para tanto, o estudo foi organizado de forma a destacar a importância da atuação da universidade junto a sociedade e como os sites universitários podem contribuir por meio da interação com os seus usuários. A partir das métricas de usabilidade propostas por Manzoor et al. (2019), que inclui navegação, organização, facilidade de uso (simplicidade), design (layout), comunicação e conteúdo, realizou-se uma revisão de literatura e com base nos estudos relacionados, foram adotados critérios de avaliação, específicos para este estudo. Dez sites universitários foram analisados manualmente, correspondentes a cinco universidades internacionais e cinco nacionais, segundo a classificação por territórios, do Ranking Universitário Mundial 2020, do Times Higher Education (THE). De acordo com o instrumento de avaliação aplicado, fica evidenciado o interesse das instituições em se fazerem conhecer para a sociedade e incluí-las em suas atividades, principalmente pesquisas. Conclui-se, portanto, que os sites universitários cumprem sua função, enquanto canais de interação, capazes de promover a relação entre as universidades e a comunidade interna e externa.