A RELAÇÃO DESENVOLVIMENTO E PPP’S: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores

  • Eduardo Stachera Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcos Junior Marini Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Parceria público-privada, Desestatização, Estudo Bibliométrico

Resumo

Diante do cenário de crise fiscal e orçamentária do Estado brasileiro, surge uma série de iniciativas desestatizantes, principalmente na segunda metade dos anos 1990. Tais reformas culminam, no ano de 2004, na lei de parcerias público-privadas. A pesquisa em tela objetivou a análise do modo pelo qual a literatura brasileira aborda a relação entre desenvolvimento e as parcerias público-privadas. A metodologia adotada para chegar aos objetivos de pesquisa consistiu no método de pesquisa bibliográfica, baseada em uma análise qualitativa e de caráter explicativo. A coleta de dados baseou-se em fontes secundárias, a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, o qual foi o repositório selecionado para a análise documental das teses e dissertações. Como encaminhamento, foram aplicados vários filtros para atender ao objetivo do presente estudo. Quanto ao marco temporal, optou-se por um recorte considerando todas as pesquisas encontradas, desde a primeira, datada do ano de 2003, até a última, em 2019. Após a aplicação dos filtros na seleção dos trabalhos encontrados, obteve-se um conjunto formado por 141 textos. A partir da análise destas teses e dissertações, foi possível categorizá-las em 10 eixos. Os principais resultados encontrados foram o percentual de teses e dissertações, tendo em vista o conjunto total considerado, a quantidade de trabalhos por ano de publicação, os estudos realizados divididos por instituição de ensino, o escopo que as pesquisas analisaram e os eixos centrais de pesquisa encontrados.

Biografia do Autor

Eduardo Stachera, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco. Técnico Administrativo em Educação no IFPR, campus Palmas, Paraná, Brasil. Advogado.

Marcos Junior Marini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Tecnologia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

STACHERA, E.; MARINI, M. J. A RELAÇÃO DESENVOLVIMENTO E PPP’S: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21102. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)