INCLUSÃO SOCIAL DE IDOSOS POR MEIO DA ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE URBANA

Autores

  • Raíssa Castro Schörn Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Airton Adelar Mueller Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Sérgio Luís Allebrandt Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Acessibilidade, Inclusão social, Espaços urbanos, Terceira idade

Resumo

A população de idosos cresce no Brasil significativamente, o que leva ao encontro de um modelo de desenvolvimento que demanda certa atenção para preservar e melhorar a qualidade de vida. Entretanto, locais que possuem um bom planejamento são capazes de proporcionar mais independência, autonomia e fortificar laços desse grupo social em seus espaços urbanos. Este artigo tem como objetivo identificar os desafios relacionados às questões de acessibilidade dos idosos em passeios públicos, destacando seus direitos constitucionais, legislativos a fim de promover a inclusão social, bem como as modificações necessárias para a acessibilidade por meio da mobilidade urbana. Sendo assim, é preciso que exista a compreensão e o compromisso de incluir esses indivíduos na sociedade sem limitações e barreiras arquitetônicas, transformando esses espaços visando a melhoria das condições de acessibilidade atuais.

Biografia do Autor

Raíssa Castro Schörn, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Bolsista CAPES, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUÍ.

Airton Adelar Mueller, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Sociologia pela Universidade Livre de Berlim, Alemanha; Professor/pesquisador no Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ), Ijuí – RS, Brasil.

Sérgio Luís Allebrandt, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq; Professor Titular e Coordenador do PPGDR/UNIJUÍ; Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania (GPDeC); Doutor em Desenvolvimento Regional pela PPGDR/UNISC (2010).

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

SCHÖRN, R. C.; MUELLER, A. A.; ALLEBRANDT, S. L. INCLUSÃO SOCIAL DE IDOSOS POR MEIO DA ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE URBANA. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21119. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>