A INFLUÊNCIA DA UNIVERSIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS

Autores

  • Marisa Olicéia da Rosa Lanzarin Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Gilson Ditzel Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Universidade, Cidades Inteligentes, Cidades Sustentáveis

Resumo

O presente artigo tem por objetivo destacar a importância da universidade para o desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis. Para tanto, inicialmente, são destacados alguns conceitos teóricos, diferentes termos adotados e desafios das cidades inteligentes e sustentáveis. Em seguida, é apresentada a universidade e as suas influências nos contextos de cidades inteligentes e sustentáveis. Sua contribuição como intermediária de conhecimentos em projetos de cidades inteligentes, as possibilidades que ela propicia, por meio do envolvimento de seus pesquisadores com o contexto local, na busca por soluções de sustentabilidade, dentre outras iniciativas relacionadas. Na sequência, é apresentada a metodologia em que, a partir de uma revisão sistemática da literatura, busca-se responder a seguinte questão: quais são as contribuições da universidade para o desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis? Com base no levantamento de artigos, é elaborado um quadro resumo, com sete grandes temas identificados, de acordo com a visão dos autores pesquisados. O estudo evidencia que a universidade apresenta diferentes possibilidades de abordagens de estudo e que parcerias estratégicas podem apresentar melhores resultados.

Biografia do Autor

Marisa Olicéia da Rosa Lanzarin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco.

Gilson Ditzel Santos , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2009). Professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco.

Downloads

Publicado

2021-12-03 — Atualizado em 2022-08-08

Versões

Como Citar

LANZARIN, M. O. da R. .; SANTOS , . G. D. A INFLUÊNCIA DA UNIVERSIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS . Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21226. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ST6 – INOVAÇÃO, GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES E DINÂMICAS DE MERCADOS