DESINDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL: FALÁCIA OU REALIDADE?

Autores

  • Roseli Fistarol Krüger Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Sérgio Luís Allebrandt Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Taciana Angélica Moraes Ribas Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Reneo Pedro Prediger Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Indústria brasileira, Desindustrialização, Desenvolvimento regional

Resumo

Este estudo nasceu do interesse nas discussões sobre a possibilidade de haver, no Brasil, um processo de desindustrialização. Nas pesquisas realizadas foi possível investigar o processo de desenvolvimento da indústria no Brasil, para depois analisar as diferentes abordagens sobre a desindustrialização, os ortodoxos e heterodoxos. Também, foi possível, a partir da análise destas diferentes abordagens, do conceito da desindustrialização e da construção dos dados do período das décadas de 1980 e 1990. Contudo, como comparativo, foram analisados dados de 2002 a 2017 que levaram em consideração o VAB por segmentos: agropecuária, indústria, serviços e administração pública. Tendo como apoio os estudos nas diversas linhas de pensamento, com base no conceito ampliado de desindustrialização e analisando os dados coletados, é possível constatar evidências de processo de desindustrialização no Brasil, porém, este estudo não pode ser considerado conclusivo. Por este motivo, sugere-se que estudos sobre a possibilidade de um processo de desindustrialização no Brasil, sejam realizados com mais detalhes e com análises de dados quantitativos e qualitativos em um período de tempo mais longo e mais atual.

Biografia do Autor

Roseli Fistarol Krüger, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNIJUÍ (Turma 2017). Bolsista Prosuc/Capes. Mestre em Desenvolvimento pelo PPGDR/UNIJUÍ (2016). Graduada em Administração pela UNIJUÍ (2008). 

Sérgio Luís Allebrandt, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq; Professor Titular e Coordenador do PPGDR/UNIJUÍ; Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania (GPDeC); Doutor em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNISC (2010).

Taciana Angélica Moraes Ribas, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Desenvolvimento Regional no PPGDR/UNIJUÍ (Turma 2018). Bolsista Prosuc/Capes. Mestre em Desenvolvimento pelo PPGDR/UNIJUÍ (2017). Graduada em Gestão Pública pela UNIJUÍ (2014).

Reneo Pedro Prediger, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Desenvolvimento Regional - Unijuí (2020); Mestre em Ciência da Computação - UFRGS (1982); Professor na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

KRÜGER, R. F.; ALLEBRANDT, S. L.; RIBAS, T. A. M.; PREDIGER, R. P. DESINDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL: FALÁCIA OU REALIDADE?. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21121. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>