PREFEITURAS GAÚCHAS: ATIVIDADE VIRTUAL E ENGAJAMENTO NO FACEBOOK
Palabras clave:
Gestão Pública, Redes Sociais Virtuais, Publicações, EnvolvimentoResumen
O objetivo deste estudo foi descrever a relação entre a atividade virtual de 60 prefeituras gaúchas selecionadas probabilisticamente e o engajamento dos cidadãos em suas páginas do Facebook. A análise dos dados se deu por meio de estatística descritiva, teste Kolmogorov-Smirnov, teste t para amostras independentes, teste de Mann-Whitney, análise de correlação de Pearson e Spearman. Os principais resultados apontam que os tipos de publicações mais realizados pelas prefeituras são imagens e links e que a ação de engajamento mais realizada pelos usuários se refere à prática de “curtir” e a menos utilizada se refere à ferramenta de “comentar” nas publicações. Observou-se também, por meio das análises de correlação, que a atividade virtual é maior quando os cidadãos possuem níveis mais altos de envolvimento e quando as páginas possuem números mais elevados de fãs. Com base nos resultados encontrados, a gestão pública pode aperfeiçoar a utilização das ferramentas oferecidas pelo Facebook e atingir melhores níveis de engajamento, o que reforça o relacionamento entre a gestão pública e a sociedade, assim como, aperfeiçoa os canais para a efetivação da transparência.