PREFEITURAS GAÚCHAS: ATIVIDADE VIRTUAL E ENGAJAMENTO NO FACEBOOK

Autores

  • Ari Söthe Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Monize Sâmara Visentini Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Darlan Nei Writzl Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Liara Laís Scheid Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Gestão Pública, Redes Sociais Virtuais, Publicações, Envolvimento

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever a relação entre a atividade virtual de 60 prefeituras gaúchas selecionadas probabilisticamente e o engajamento dos cidadãos em suas páginas do Facebook. A análise dos dados se deu por meio de estatística descritiva, teste Kolmogorov-Smirnov, teste t para amostras independentes, teste de Mann-Whitney, análise de correlação de Pearson e Spearman. Os principais resultados apontam que os tipos de publicações mais realizados pelas prefeituras são imagens e links e que a ação de engajamento mais realizada pelos usuários se refere à prática de “curtir” e a menos utilizada se refere à ferramenta de “comentar” nas publicações. Observou-se também, por meio das análises de correlação, que a atividade virtual é maior quando os cidadãos possuem níveis mais altos de envolvimento e quando as páginas possuem números mais elevados de fãs. Com base nos resultados encontrados, a gestão pública pode aperfeiçoar a utilização das ferramentas oferecidas pelo Facebook e atingir melhores níveis de engajamento, o que reforça o relacionamento entre a gestão pública e a sociedade, assim como, aperfeiçoa os canais para a efetivação da transparência.

Biografia do Autor

Monize Sâmara Visentini, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA-UFRGS). Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo- RS – Brasil. 

Darlan Nei Writzl, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduando em Administração,Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Liara Laís Scheid, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

SÖTHE, A. .; VISENTINI, M. S. .; WRITZL, D. N. .; SCHEID, L. L. . PREFEITURAS GAÚCHAS: ATIVIDADE VIRTUAL E ENGAJAMENTO NO FACEBOOK . Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21151. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ST2 – TERRITÓRIO, GOVERNANÇA E INTEGRAÇÃO REGIONAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)