A PARTICIPAÇÃO POPULAR NO PLANO DIRETOR E O ESTUDO DE IMPACTO NA SEGURANÇA PÚBLICA NA GOVERNANÇA DA CIDADE

Autores

  • Rafael Luft PGDREDES/UFRGS

Palavras-chave:

Democracia Participativa, Plano Diretor, Segurança Pública, Governança

Resumo

Este artigo tem o objetivo de dialogar sobre a governança a partir do Plano Diretor previsto no Estatuto das Cidades. O Plano Diretor, que é uma ferramenta democrática e que orienta o crescimento e o desenvolvimento das cidades e apresenta a necessidade de participação coletiva dos cidadãos que são os atores no processo de urbanização crescente. Enquanto envolvidos também são interessadas no desenvolvimento equilibrado de uma relação social onde o estado seja garantidor de uma estratégia mínima de segurança pública. No momento em que o Plano Diretor autoriza o processo de fragmentação da cidade com a construção de enclaves territoriais que surge a necessidade de um Estudo de Impacto na Segurança Pública, considerando que esses territórios fortificados irão alterar a paisagem do lugar. Ao final se pretende oferecer uma conclusão da necessidade de implementação de Planos Diretores participativos além de Estudos de Impacto na Segurança Pública. O trabalho dedutivo se desenvolveu a partir de uma revisão teórica e bibliográfica, norteadores do objetivo dessa ponderação. Logo após a introdução com uma reflexão inicial apresenta a posição do autor sobre governança e democracia participativa, seguida em duas etapas onde os temas serão abordados e a derradeira conclusão dessa análise.

Biografia do Autor

Rafael Luft, PGDREDES/UFRGS

Mestrando PGDREDES/UFRGS

Referências

AVRITZER, Leonardo.Orçamento Participativo: as experiências de Porto Alegre e Belo Horizonte. In: DAGNINO, E. (ed.). Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002b.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 05 de outubro de 1988.

_________. Estatuto da Cidade. Lei Federal 10.257, de 10 de julho de 2001.

_________. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Fatos e Números. Famílias e Filhos no Brasil. Observatório Nacional da Família. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/observatorio-nacional-da-familia/fatos-enumeros/familias-e-filhos-no-brasil.pdf. Acesso em: 30 maio 2022.

BONAVIDES, Paulo. “Teoria constitucional da democracia participativa”. São Paulo: Malheiros, 2003.

COPPEDGE, M. Equador: um problema de governança. Quito: CORDES-PNUD, 1996.

CARMONA, P. A. C. Violência x cidade: o papel do direito urbanístico na violência urbana. 1 ed. São Paulo: Marcial Pons; Brasília, DF: Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, 2014.

DALLABRIDA, Valdir R. A Gestão Social dos Territórios nos Processos de Desenvolvimento Territorial: Uma Aproximação Conceitual. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, 2007.

FARIAS, Paulo J. L. Ordem urbanística e a prevenção da criminalidade. Revista de Informação Legislativa, Brasília, Senado Federal, ano 42, n. 168, p. 167-183, out./dez. 2005.

HAESBAERTH, Rogério. Viver no Limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. 1ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

__________. Des-Controle dos Territórios e das fronteiras num mundo globalizado. Revista Geografia em Questão – N. 02, V. 01. P. 56 – 69. 2009.

HARVEY, David. Cidades Rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes – selo Martins. 2014.

HEIDRICH, Álvaro Luiz. A Mediação dos vínculos territoriais para a construção coletiva de espaços do viver. In. CATTANEO, Dilermando; CÂMARA, Marcelo A.; SILVEIRA, Renata F. Geografia das R-existências. Ponta Grossa, PR: Monstro dos Mares, 2021.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015. https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-eurbana.html

KOOIMAN, Jan. Governar em governança. Revista Instituições e Desenvolvimento, n. 16, 2004, pág. 171-194.

LEAL, Rogério Gesta. “Direito urbanístico: condições e possibilidades da constituição do espaço urbano”. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Relatório mundial sobre violência e saúde. Editado por KRUG, E. G. et al. Genebra: Organização Mundial da Saúde, 2002.

PRATS, Joan Oriol. O conceito e análise de governança. Revista Instituições e Desenvolvimento, n. 14-15, 2003, pág. 239-269.

PORTELLI, Hugues. Gramsci e o Bloco Histórico. 5ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço – Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Ed. Hucitec, SP. 1996.

________. O País Distorcido: o Brasil, a Globalização e a Cidadania. In: RIBEIRO, W.C. (Org.). São Paulo: Publifolha, 2002.

SOUZA, Marcelo L. Fobópole: o medo generalizado e a militarização da questão urbana. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2008.

_________. Mudar a Cidade. Uma Introdução Crítica ao Planejamento e à Gestão Urbanos. 13ª ed. Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2020.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

LUFT, R. . A PARTICIPAÇÃO POPULAR NO PLANO DIRETOR E O ESTUDO DE IMPACTO NA SEGURANÇA PÚBLICA NA GOVERNANÇA DA CIDADE. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22895. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ST1 – Gestão social e controle social de territórios