O COOPERATIVISMO E O CRÉDITO RURAL DA AGRICULTURA FAMILIAR COMO FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO DE INTERAÇÃO SOLIDÁRIA

Autores

  • Pedro Luís Büttenbender Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui
  • Bruno Alexandre e Berkmann
  • Ariosto Sparemberger Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Pronaf, Cooperativismo de crédito, Desenvolvimento sustentável

Resumo

Este estudo, orientado a partir da Agenda 2030 da ONU, teve por objetivo mensurar a participação da cooperativa de crédito de interação solidária na operacionalização de recursos do PRONAF, contratados por agricultores familiares  do  Município  de  São Martinho/RS,  no  período  de  2015  a  2019.  A  pesquisa  foi  exploratória,  descritiva,  de  campo  e  estudo  de  caso  teve  uma abordagem quali-quantitativa. Os dados secundários com base em dados bibliográficos e documentais, e primários com dados da cooperativa, entrevistas com lideranças e observação direta. Com  uma  destacada  presença  de  cooperativas,  o  município possui sua principal base econômica e social relacionada a agricultura familiar. O crédito rural para agricultura familiar joga um papel decisivo no estímulo à produção, geração de trabalho  e  renda,  inclusão  e  promoção  do  desenvolvimento  sustentável. Com  crescente  participação  cooperativa, é  possível  entender  melhor  a  importância  do  crédito, a qualificação das  políticas públicas e a importância das ações cooperativas.

Biografia do Autor

Pedro Luís Büttenbender, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui

Doutor em Administração. Professor Pesquisador da UNIJUÍ, com foco em Administração, Cooperativismo e Desenvolvimento.

Bruno Alexandre e Berkmann

Pós-Graduado MBA em Gestão de Cooperativas na UNIJUI, gestor da Cooperativa de Crédito Cresol. 

Ariosto Sparemberger, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui

Doutor em Administração (Universidad Nacional de Misiones - UNAM, Argentina, 2010). Mestre em Administração (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, 2000). Professor Dr. Pesquisador adscrito ao DACEC vinculado aos Grupos de Pesquisa Competitividade e Gestão Estratégica para o Desenvolvimento- GPCOM e Núcleo de Estudos de Marketing - NEM. Coordenador do programa Integrado de Formação de Gestores Campus Santa Rosa e Três Passos.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

BÜTTENBENDER, P. L. .; E BERKMANN, B. A.; SPAREMBERGER, A. . O COOPERATIVISMO E O CRÉDITO RURAL DA AGRICULTURA FAMILIAR COMO FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO DE INTERAÇÃO SOLIDÁRIA. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21141. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ST7 – COOPERATIVISMO, ECONOMIA COLABORATIVA E DESENVOLVIMENTO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>