EFEITOS DA DINÂMICA DEMOGRÁFICA NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL
O CASO DE PANAMBI/RS
Palavras-chave:
Município, Indicadores, Dinâmicas Demográficas, Trabalho Formal, DesenvolvimentoResumo
Nos últimos anos, a dinâmica demográfica brasileira apresentou diversas mudanças significativas, em decorrência, o País tende a adotar um novo perfil demográfico. Neste contexto, a presente pesquisa indica um estudo com o objetivo primordial de caracterizar o Município de Panambi, localizado na região Noroeste do Estado Rio Grande do Sul, no que diz respeito aos indicadores de Dinâmica Demográfica Municipal e de Trabalho Formal Municipal, e a partir disso elencar quais influências podem ocorrer para o desenvolvimento. Opta-se em realizá-la de forma descritiva, apoiando-se nos dados obtidos no IBGE, dos anos de 1970 a 2010, e no DEEDADOS para até o ano de 2020, assim sendo, o estudo é de propriedade tanto qualitativa quanto quantitativa. Os resultados apontam que o Município tende ao envelhecimento populacional, segundo as projeções. Nota-se que o emprego formal no ramo industrial é relevante para todas as faixas etárias, porém com mais força para os jovens. As mudanças econômicas e políticas que ocorrem no país podem abalar diferentemente a quantidade de empregos formais, e este impacto afetou fortemente os jovens.
Referências
ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO. Taxas de fecundidade. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/. Acesso em: 30.ago.2022.
ÁVILA, V. F. [et al.]. Formação Educacional em Desenvolvimento Local: relato de estudo em grupo e análise de conceitos. Campo Grande: UCDB, 2000.
BOLETIM DO EMPREGO DE PANAMBI. Laboratório de Gestão Laboratório de Economia Aplicada Projeto de Extensão: Apoio ao Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais. Ano 2 – N° 8 – Agosto de 2015.
CAMARANO. A. A. Envelhecimento da População Brasileira: uma contribuição demográfica. Rio de Janeiro: IPEA, 2002. Disponível em:http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/2091/1/TD_858.pdf. Acesso em: 20.set.2022.
CAMARANO, A. A. (Org.). Novo regime demográfico: uma nova relação entre população e desenvolvimento? Rio de Janeiro: IPEA, 2014.
DEEDADOS. Projeção populacional. Diponível em:http://deedados.planejamento.rs.gov.br/feedados/#!pesquisa=2. Acesso em: 27.ago.2022.
FRESS, D; NESTLER, B. N; TRENNEPOHL, D. Análise da evolução demográfica na cidade de Panambi do ano de 1970 a 2010. Evento: XXVII Seminário de Iniciação Científica. Salão do Conhecimento, UNIJUÍ: 2019.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Projeção da População. (2018). Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/todos-os-produtos-estatisticas/9109-projecao-da-populacao.html?=&t=resultados. Acesso em: 30.ago.2022.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censos Demográficos. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-demografico/series-temporais/series-temporais/. Acesso em: 25.ago.2022.
MALHEIROS, E . R. S. [et al.]. Panambi: uma breve análise socioeconômica. Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Salão do Conhecimento, UNIJUÍ: 2017.
MINISTÉRIO DO TRABALHO. Dados RAIS. Disponível em: http://pdet.mte.gov.br/acesso-online-as-bases-de-dados. Acesso em: 20.ago.2022.
PM Panambi. Plano Estratégico de Desenvolvimento Panambi. Prefeitura Municipal de Panambi. 2019. Disponível em: https://panambi.atende.net/cidadao/pagina/plano-estrategico-2030. Acesso em: 20.set.2022.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PANAMBI. Histórico. Disponível em: https://panambi.atende.net/cidadao/pagina/dados-gerais. Acesso em: 29.ago.2022.
SIMÕES, J. A. Solidariedade intergeracional e reforma da previdência. Dossiê Gênero e Velhice, p. 169-181, 1997.
ZAMBERLAN, L. [et al.]. Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas. Ijuí: Unijuí, 2014.