DESENVOLVIMENTO LOCAL E O PAPEL EDUCADOR:

ESTUDO DE CASO EM CIDADE DO NOROESTE GAÚCHO.

Autores

  • Marjana Eloisa Henzel PPGDR/UNIJUI
  • Laiane Frescura Flores PPGDR/UNIJUÍ
  • Fernanda Braga Royer Camargo PPGDR/UNIJUÍ
  • Tarcisio Dorn de Oliveira PPGDR/UNIJUÍ
  • Pedro Luís Buttenbender PPGDR/UNIJUÍ

Palavras-chave:

Cidade educadora. Desenvolvimento local. Ações educadoras. Participação cidadã.

Resumo

A Cidade Educadora é aquela que, para além de suas funções tradicionais, reconhece, promove e exerce papel educador na vida de crianças e adultos, assumindo como desafio permanente a formação integral de seus habitantes. Neste artigo buscou-se dissertar conceitualmente a respeito de Cidades Educadoras e aproximando tais definições/conceitos/terminologias ao lócus de estudo para a cidade de Santo Cristo (RS), situada no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, o qual vem fazendo parte dos estudos de um grupo de pesquisadores brasileiros sobre a temática do patrimônio territorial e as suas seis dimensões. Foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre a temática central, os
princípios básicos constituídos internacionalmente e nacionalmente, estudos de Morigi e ações desenvolvidas pela AICE. Para o estudo empírico foram realizadas buscas detalhadas no sítio eletrônico da Prefeitura Municipal da cidade em estudo. Verificou-se que Santo Cristo (RS) não é credenciada como Cidade Educadora, não dispondo de selo identificador.
Entretanto possui relevância pelo seu papel educador que desenvolve em todos os seus espaços bem como, a cidade apresenta fortes indicativos de Cidade Educadora. Se assim desejasse ser nomeada poderia realizar os trâmites necessários para se associar à rede AICE. Em suma, a cidade traz consigo várias ações educadoras e como tais estão ativadas principalmente com a participação cidadã que articuladamente estão engajadas com a gestão pública. Essa aproximação dos cidadãos, para com seu papel educador, promove o desenvolvimento local num continuum movimento endógeno para com as mais diversas entidades atuantes na cidade.

Biografia do Autor

Marjana Eloisa Henzel, PPGDR/UNIJUI

Doutoranda em Desenvolvimento Regional no PPGDR/UNIJUI. Mestre em Engenharia da Produção pela UFSM. Bacharel em Administração pela FEMA. 

Laiane Frescura Flores, PPGDR/UNIJUÍ

Doutoranda em Desenvolvimento Regional no PPGDR/UNIJUI. Bolsista Prosuc/CAPES. Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela UFSM. Bacharel em Gestão Pública pelo Instituto Federal Farroupilha. 

Fernanda Braga Royer Camargo, PPGDR/UNIJUÍ

Mestranda em Desenvolvimento Regional no PPGDR/UNIJUI. Bacharel em Psicologia pela URI. 

Tarcisio Dorn de Oliveira, PPGDR/UNIJUÍ

Doutor em Educação nas Ciências pelo PPGEC/UNIJUI. Estágio Pós-doutoral em Arquitetura e Urbanismo pela IMED. Mestre em Patrimônio Cultural pela UFSM. Professor do PPGDR/UNIJUI. 

Pedro Luís Buttenbender, PPGDR/UNIJUÍ

Doutor em Administração pela UNAM-Argentina. Mestre em Gestão Empresarial (FGV/EBAPE). Professor do PPGDR/UNIJUÍ, Estagiário Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da UFFS, Campus Cerro Largo/RS.

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

HENZEL, M. E. .; FLORES, L. F.; CAMARGO, F. B. R.; OLIVEIRA, T. D. de; BUTTENBENDER, P. L. . DESENVOLVIMENTO LOCAL E O PAPEL EDUCADOR:: ESTUDO DE CASO EM CIDADE DO NOROESTE GAÚCHO. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22866. Acesso em: 15 abr. 2024.

Edição

Seção

ST6 - Cidades e Territórios criativos e sustentáveis

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