TRABALHO E RENDA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA DENTRO DA IDEIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Enio Waldir da Silva PPGD/UNIJUÍ

Palavras-chave:

Inclusão, Dignidade, Sustentabilidade, Desenvolvimento, Economia Solidária

Resumo

As novas experiências de trabalho e produção mediadas por tecnologias, ou não, precisam estar na agenda de projetos de desenvolvimento que queira ser inclusivo. A questão social e a questão cultural já foram temas bem discutidos nas décadas anteriores, mas os novos tempos de vida digitalizada criaram outras estratégias fundamentais na perspectiva de uma economia humanamente sustentável. Isto quer dizer que as experiências de trabalho e renda de grupos populares, cooperativados ou individuais, formais ou informais, fazem parte dos esforços de uma grande parcela de população em garantir vivências e convivências. As alternativas são mais que econômicas e se enraízam não e novos modelos de produzir e distribuir, mas em diversidade de defesa da dignidade humana. O presente texto examina o papel da economia solidária no desenvolvimento sustentável, destacando a compreensão da singularidade de tais práticas diante do desenvolvimento locais das atividades econômicas, com diferentes dimensões da vida das pessoas no território, como o social, o político, o cultural e o ambiental. A partir de um enfoque metodológico da sociologia econômica, argumentaremos com a pesquisa bibliográfica sobre os reflexos específicos a articulação do desenvolvimento local e no horizonte dos planejamentos de intervenção em territórios com alta presença de vulnerabilidade, mas com boas experiências da economia solidária para pensar as bases de um futuro com desenvolvimento.

Biografia do Autor

Enio Waldir da Silva, PPGD/UNIJUÍ

Doutor em Sociologia pela UFRGS (2003). Professor da Unijui, área das ciências sociais. Pesquisador e Extensionista juntos ao Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos. Atua no projeto colaborativo interdisciplinar Gestão Social e Cidadania.

Referências

BAUMANN, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias de vida. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

DUVIGNAUD, Jean. A Solidariedade - laços de sangue, laços de razão. Lisboa: Instituto Piaget, 1986.

FRANTZ, Walter. Empreendimentos solidários como espaço de educação. In: Série Economia Solidária 03. Ijui: Unijui, 2006.

FRANTZ, Walter. Organizações solidárias e Cooperativas: espaços de educação e a bases da Economia Solidária. Ijuí/RS: Unijuí, 2008.

HABERMAS, Jurgen. A inclusão do outro – Estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.

HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa - racionalidad de la accion y racionaliación social. Vl. 1 . Madrid: Taurus, 2000.

MANCE, Euclides André. A revolução das Redes: a colaboração solidária como uma alternativa pós-capitalista à globalização atual. Petrópolis, RJ: Vozes. 2008.

MORIN, Edgar. O método 5- A humanidade da Humanidade, 2008.

MORIN, Edgar. O Método VI – Ética .Porto Alegre: Sulina. 2005

SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SILVA, Enio Waldir da; Extensão universitária hoje: processo dialógico da ação integradora e emancipadora. In: BARCELOS, Eronita da Silva; RASIA, Pedro Carlos. Economia Solidária: sistematizando experiências. Ijuí/RS: Unijuí. 2010.

SILVA, Enio Waldir. Projeto de Extensão tecnológica – Economia Solidária e cooperativismo na região de Ijuí. Unijuí. Acesso www.unijui.edu.br

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. In: Sociologia jurídica critica. Madrid: Trota; Bogotá: Ilsa.2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa (Org). Produzir Para Viver: Os Caminhos da Produção não-Capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, pp. 23-77.

TOURAINE, Alan. Podemos viver juntos? Iguais e Diferentes. Petrópolis (RJ): Vozes.1998.

SEN, Amartya. A ideia de justiça. Tradução de Denise Bottmann; Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Schwarcz, 2009.

______. Desenvolvimento como liberdade. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Pualo: Schwarcz, 2004.

ZOLL, I. O que é solidariedade hoje. Ijui/RS: Editora Unijui, 2007.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

SILVA, E. W. da. TRABALHO E RENDA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA DENTRO DA IDEIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22977. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ST5 – Cooperativismo, economia colaborativa e desenvolvimento