APRENDENDO A EMPREENDER: PARALELO DO PERFIL EMPREENDEDOR ENTRE ALUNOS 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
empreendedorismo, educação empreendedora, perfil empreendedor, empreendedorismo no ensino médioResumo
O empreendedorismo vem emergindo como resposta a inúmeras questões sociais, como falta
de emprego e renda. Neste sentido despertar nos jovens atitudes empreendedoras torna-se
crucial para o progresso de uma cidade ou região, à medida que auxilia e instrui estes
indivíduos, desenvolvendo habilidades e conhecimentos necessários, possibilitando-os a
perceberem obstáculos como oportunidades e aproveitá-las como alternativas de negócios.
Este estudo está vinculado ao projeto de iniciação científica da URI – São Luiz Gonzaga
proveniente do EDITAL / PROPEPG Nº 03 de 06 de fevereiro de 2017, e tem como objetivo
realizar um paralelo do perfil empreendedor entre alunos do terceiro ano do ensino médio de
duas escolas em cidades distintas, bem como avaliar o comportamento destes alunos
quando estimuladas a posturas empreendedoras. A escolha destes discentes, deve-se ao fato
de que estes estarão em breve no mercado de trabalho, sendo necessário assim, reconhecer
e adequar estas características às realidades do mercado. O estudo enquadra-se como
descritivo e caracteriza-se como uma pesquisa participante. A análise dos dados ocorreu por
meio do cálculo da média e desvio padrão das afirmações do instrumento. Por fim, o estudo
demonstra-se relevante já que possibilita que as escolas, por meio do perfil do alunos,
desenvolvam atividades que fomentem características da educação empreendedora,
aprimorando-as e desenvolvendo o futuro empreendedor.