EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Samara Simon Christmann Ramlow UFSM
  • Romildo Ricardo Ramlow
  • Tarcisio Dorn de Oliveira PPGDR/UNIJUÍ

Palavras-chave:

Educação, Equilíbrio ambiental, Desenvolvimento endógeno, Sustentabilidade

Resumo

O ser humano, ao longo da história perdeu o controle sobre o uso dos recursos naturais. Pensando nisso, este trabalho visa despertar a consciência de que são necessárias mudanças no sistema atual de desenvolvimento, que têm falhado com a garantia de recursos para as futuras gerações. Com uma estrutura de exposição e reflexões de bases bibliográficas, busca-se explorar e investigar os fatos de uma crise civilizatória e ambiental e que apontam para o reconhecimento de mudanças necessárias em direção à sustentabilidade. Nesta busca da educação ambiental por incorporar ideias transformadoras e aplicá-las na organização territorial menciona-se o desenvolvimento endógeno que valoriza o homem x natureza junto a todos os potenciais locais.

Biografia do Autor

Samara Simon Christmann Ramlow, UFSM

Mestre em Geografia pela UFSM, Arquiteta e Urbanista pela UNICRUZ

Romildo Ricardo Ramlow

Mestre em Educação pela UNOCHAPECÓ

Tarcisio Dorn de Oliveira, PPGDR/UNIJUÍ

Doutor em Educação nas Ciências pelo PPGEC/UNIJUI. Estágio Pós-doutoral em Arquitetura e Urbanismo pela IMED. Mestre em Patrimônio Cultural pela UFSM. Professor do PPGDR/UNIJUI. 

Referências

ACOSTA, A. O Buen Vivir: uma oportunidade de imaginar outro mundo In: Um campeão visto de perto. Ed. Fundação Boell: 2012. 19p. Disponível em: <http://www.br.boell.org/web/19-1448.html > agosto 2014.

BECK, Ulrich. La Sociedad del Riesgo Global. Madrid: Siglo Veintiuno, 2002.

BRASIL. Lei n°9.795 de 27 de abril de 1999.

CARSON, Rachel. Primavera Silenciosa. 2. ed. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1969.

CARVALHO, I. C. M. O „ambiental‟ como valor substantivo: uma reflexão sobre a identidade da educação ambiental. In: Sauvé, L. Orellana, I. Sato, M. Textos escolhidos em Educação Ambiental: de uma América à outra. Montreal, Publications ERE-UQAM, 2002, Tomo I, pp 85-90 (versão em português).

Earth Overshoot Day. 2022. Disponível em: < http://www.overshootday.org/ >. Acesso em 23 set. 2022.

LAYRARGUES, P.P. A Cortina de Fumaça. O discursos empresarial verde e a ideologia da racionalidade econômica. São Paulo: Annablume, 1998.

LOUREIRO, Carlos F. B. Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental. Educação & Sociedade, vol. 27, n. 94, p. 131- 152, jan./abr. 2006.

NAREDO, J.M. Raíces econômicas del deterioro ecológico y social. Madrid: Siglo XXI, 2010.

Pegada Ecológica. 2022. Disponível em: < http://www.pegadaecologica.org.br/ >. Acesso em 23 set. 2022.

PILONIETA, C.; ARIAS, A.O. El Desarrollo Endógeno Sustentable: Una Aproximacion Conceptual. In: ARIAS, A.O. (Ed.). Aprendiendo en torno al Desarrollo Endógeno. Mérida: Universidad de los Andes, 2006.

RAYNAUT, Claude; ZANONI, Magda. La Construction del'interdiciplinarité en Formation integrée de l'environnement et duDéveloppement. Paris:Unesco (Document préparé pour Ia Réunion surles Modalités de travail de CHAIRES UNESCO DU.DÉVELOPPEMENTDURABLE. Curitiba, 1 - 4 juillát, 1993).

RIO+20. Declaração final da Conferência Das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20): o futuro que queremos. Rio de Janeiro: Rio+20, 2012. Disponível em < http://www.mma.gov.br/port/conama/processos/61AA3835/O-Futuro-que-queremos1.pdf >. Acesso em: 04 jun. 2016.

WWF. Este ano, a data chegou mais cedo. 2015. Disponível em: < http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/overshootday/ >. Acesso em 02 jul. 2016.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

RAMLOW, S. S. C.; RAMLOW, R. R.; OLIVEIRA, T. . D. de. EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22909. Acesso em: 19 nov. 2024.