O CAPITAL SOCIAL COMO CATEGORIA DE ANÁLISE (POLÍTICA) REGIONAL

Autores

  • Sandra Marilce Diavon Alvez Unochapecó
  • Claudio Machado Maia Universidade do Contestado

Palavras-chave:

Capital social, Ator social, Participação social, Desenvolvimento regional

Resumo

Conceitualmente, o entendimento sobre o que é capital social é aplicado para analisar questões relacionadas com o desempenho institucional e com o desenvolvimento econômico. Tal inovação conceitual utilizada no contexto das ciências sociais, alcança os meios de comunicação, os formuladores de políticas e muitas instituições internacionais ligadas à promoção e ao fomento do desenvolvimento. Este artigo de caráter exploratório, é interpretado como uma abordagem da teoria do capital social, que permite discutir elementos teóricos que indicam o capital social como elemento valorativo que dá sustentação e contribui para o fortalecimento dos atores e promotores do desenvolvendo e à articulação de relações que fomentem interações entre atores-chave ao processo de desenvolvimento. Este estudo é construído com base em diversas fontes bibliográficas, cujas considerações finais são o entendimento de que a noção conceitual capital social pode ser tratado como ferramenta de ação promotora de coordenação política entre o governo e a sociedade civil, os modelos organizacionais mais frequentes - conselhos, fóruns, ONGS, movimentos sociais, cooperativas, fundações e grupos empresariais - para apoiar e fomentar o desenvolvimento regional. O capital social contribui para a construção do processo de desenvolvimento regional, gera ação e inteligência social, como resultado das interações entre as pessoas e as instituições, num processo de ida e volta de informações e geração de conhecimento.

Biografia do Autor

Sandra Marilce Diavon Alvez, Unochapecó

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais (PPGPSDR) da
Unochapecó.

Claudio Machado Maia, Universidade do Contestado

Doutor em Desenvolvimento Rural pelo PGDR/UFRGS (2012). Pós-Doutorado em Economia do Desenvolvimento (PPGE-PUC/RS, 2020). Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UnC (Universidade do Contestado).

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

ALVEZ, S. M. D.; MAIA, C. M. O CAPITAL SOCIAL COMO CATEGORIA DE ANÁLISE (POLÍTICA) REGIONAL. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21122. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL