TIPOLOGIA DE ADAPTAÇÃO ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE ESTRATÉGICA DE UMA INDÚSTRIA DE MÓVEIS DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, A PARTIR DO MODELO DE HREBINIAK E JOYCE
Palavras-chave:
Adaptação estratégica, Estratégia, IndústriaResumo
Esta pesquisa objetivou estudar o processo de adaptação estratégica em indústria de móveis
instalada em Nova Candelária, região Noroeste do Estado do Rio Grande de Sul, a partir do modelo
de adaptação estratégica proposto por Hrebiniak e Joyce. Utilizou-se como método uma abordagem
qualitativa, com procedimento de estudo de caso descritivo. Com a finalidade de coletar os dados,
foram realizadas reuniões e entrevistas com gestores, consulta a registros documentais e pesquisa
bibliografica. Para alicerçar esta pesquisa em termos teórico-conceituais, utilizou-se como autoreschave
Ansoff (1983), Hrebiniak e Joyce (1985), Pettigrew (2007), Richardson (2008), Mintzberg,
Ahlstrand e Lampel (2010), Sausen (2012), Prado (2014), com aporte teórico sobre Estratégia e
Mudança Organizacional, adaptação estratégica. Ainda, tratou-se de destacar a importância do setor
moveleiro na economia e desenvolvimento regional. Através da pesquisa realizada observa-se que
houveram 37 eventos críticos classificados em 4 períodos estratégicos. No primeiro e segundo
período estratégico teve-se baixa escolha estratégica e de alto determinismo ambiental, localizado
no Quadrante da seleção Natural. O terceiro e quarto períodos caracterizam-se como de alta escolha
estratégica e de alto determinismo ambiental, localizado no Quadrante II da diferenciação e foco.
Por meio do estudo percebeu-se a preocupação dos diretores em estarem atentos às exigências do
mercado e as necessidades internas da empresa. O estudo contribui para evidenciar uma mudança
na trajetória da empresa, que passou a se antecipar às necessidades do mercado, além de investir na
melhoria de seus equipamentos e processos internos, na busca pela qualidade e na constante
melhoria dos processos de fabricação.