VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA EMPRESA PARA O PÚBLICO ROCKER: ANÁLISE SOB A PERCEPÇÃO DO MERCADO
Palavras-chave:
Empreendedorismo, Pesquisa de Mercado, Consumidores, Plano de NegóciosResumo
O empreendedorismo tem sido amplamente discutido ultimamente, já que se
caracteriza como impulsionador de desenvolvimento nas cidades e regiões. De acordo com o
Sebrae (2014), as micro e pequenas empresas são as principais geradoras de riqueza no
comércio do Brasil, já que respondem por 53,4% do PIB deste setor. Porém, para que a
empresa obtenha sucesso e longevidade faz-se necessário conhecer o mercado e analisar
seus potenciais clientes. Neste contexto, este estudo tem como objetivo realizar uma análise
de viabilidade para a implantação de uma loja destinada ao público rocker no município de
São Luiz Gonzaga – Rio Grande do Sul, sob a percepção do mercado. O estudo está
vinculado à elaboração de um plano de negócios e enquadra-se como pesquisa descritiva de
análise quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionários no formato
eletrônico e os resultados analisados através de médias e desvio padrão das afirmações do
instrumento. Por fim, os resultados da pesquisa identificam que a amostra não representa
um grupo de clientes potenciais, exigindo portando maiores estudos de viabilidade, que
possibilite ao empreendedor minimizar riscos e incertezas na implantação do seu negócio.