DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E COCRIAÇÃO DE VALOR:

A ESTRATÉGIA DO PONTO DE VISTA TERRITORIAL

Autores

  • Camilla Steinhaus PPGDR/UNISC
  • Fernando Batista Bandeira da Fontoura PPGDR/UNISC
  • Luis Carlos Alves PPGDR/UNISC

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Cocriação de valor, Estratégia organizacional, Territorialidade

Resumo

Este ensaio tem como objetivo analisar o desenvolvimento organizacional a partir da estratégia de cocriação de valor sob o ponto de vista territorial. Entende-se que o desenvolvimento organizacional balizado na estratégia de cocriação de valor apresenta uma perspectiva multidimensional, desassociada dos modelos padronizados de organizações delimitadas apenas às suas atribuições de acumulação rígida de capital, não focando somente em valores como eficiência, controle e resultado, mas muito mais pautadas pelas suas repercussões sociais para o desenvolvimento. A redefinição do enfoque global para o regional no que tange o desenvolvimento de estratégias organizacionais e desejo de consumo, faz com que o olhar, antes preocupado com o todo, passe a buscar entender a identidade dos territórios e suas peculiaridades, para assim desenvolver políticas que possam incentivar as pessoas e organizações a continuar ou vir realizar as suas atividades na região, promovendo assim as múltiplas centralidades no território.

Biografia do Autor

Camilla Steinhaus, PPGDR/UNISC

Mestranda do PPGDR da Unisc; Bolsista Prosuc/Capes Modalidade II.

Fernando Batista Bandeira da Fontoura, PPGDR/UNISC

Doutor em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNISC.  Professor do PPGDR/UNISC.

Luis Carlos Alves, PPGDR/UNISC

Doutorando do PPGDR/UNISC.

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

STEINHAUS, C. .; FONTOURA, F. B. B. da; ALVES, L. C. . DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E COCRIAÇÃO DE VALOR:: A ESTRATÉGIA DO PONTO DE VISTA TERRITORIAL. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22935. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ST4 – Inovação, Gestão de organizações e dinâmicas de mercados