NOTAS SOBRE DESENVOLVIMENTO LOCAL

Autores

  • Nilton Marques de Oliveira
  • Benvindo Filho Pinto de Queiroz

Palavras-chave:

Desenvolvimento local, Sistema socioeconômico, Território

Resumo

Este texto analisa o desenvolvimento local em duas vertentes: a primeira numa, concepção convencional; e a segunda na concepção avançada. A convencional analisa o desenvolvimento do sistema econômico em escala localizada. Na avançada, o desenvolvimento local é compreendido de forma holística, ou seja, o ser humano é visto como agente transformador na sua própria localidade, tendo como elementos: a participação, a solidariedade, a cooperação e o pertencimento de toda sua evolução histórica e cultural do seu território. Para tanto, utilizou-se de caráter reflexivo teórico-conceitual, fundamentado em uma revisão analítica da literatura. A convencional apresenta a teoria do desenvolvimento do sistema produtivo pautado no aumento da riqueza, bens e serviços. Por outro lado, na avançada o crescimento econômico é apenas coadjuvante para reduzir as privações dos bens materiais. A direção do desenvolvimento local está indo mais na concepção convencional, mas a concepção avançada está ganhando espaço na discussão, sobretudo nas regiões menos desenvolvidas.

Biografia do Autor

Nilton Marques de Oliveira

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PGDR/UFT); Líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Territorial do Centro Norte do Brasil (DRT - Centro Norte) CNPq/UFT; e-mail: niltonmarques@uft.edu.br.

Benvindo Filho Pinto de Queiroz

Mestre em Desenvolvimento Regional Pela Universidade Federal do Tocantins – UFT; e-mail:
benvindo193@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

OLIVEIRA, N. M. de .; QUEIROZ, B. F. P. de. NOTAS SOBRE DESENVOLVIMENTO LOCAL. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21172. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ST1– ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL