A SUSTENTABILIDADE NO DISCURSO DE TRABALHADORES DO SETOR ELÉTRICO

SUSTAINABILITY IN THE SPEECH OF ELECTRIC WORKERS

Autores

  • Antonio Paulo Valim VEGA POSGEA/UFRGS
  • Noemi BOER

Palavras-chave:

Trabalho., Meio Ambiente., Qualidade de Vida., Ensino não Formal.

Resumo

Neste estudo busca-se compreender a sustentabilidade no discurso de trabalhadores do setor elétrico e analisar as concepções de qualidade de vida desses trabalhadores, relacionada à sustentabilidade. Esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa de cunho descritivo-transversal cujo delineamento metodológico veicula uma abordagem qualitativa. Os dados coletados, na parte empírica, foram verificados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2007), com a participação de sete (07) trabalhadores do setor elétrico. A análise dos dados configurou-se em torno de duas categorias finais. A primeira denominada Vida compreende o campo contextual das identidades e sustentabilidade. A segunda sobre Movimento contempla o campo de ação e desafios da sustentabilidade. Essas categorias permitiram compreender o entendimento de sustentabilidade dos trabalhadores, anunciam o conhecimento existente e apontam perspectivas promissoras para a educação e qualidade de vida no enfoque da sustentabilidade.

Biografia do Autor

Antonio Paulo Valim VEGA, POSGEA/UFRGS

Geógrafo da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG/RS); Doutor em Geografia; Professor Colaborador do POSGEA/UFRGS;

Noemi BOER

Professora do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana; 

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

PAULO VALIM VEGA, A. .; BOER, N. . A SUSTENTABILIDADE NO DISCURSO DE TRABALHADORES DO SETOR ELÉTRICO: SUSTAINABILITY IN THE SPEECH OF ELECTRIC WORKERS. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21180. Acesso em: 29 mar. 2024.