O ENVELHECIMENTO EM EVIDÊNCIA: APORTES DA POLÍTICA PÚBLICA EM SAÚDE

Autores

  • Alexandra Machado Alf Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Airton Adelar Mueller Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Janaína Machado Sturza Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Palavras-chave:

Envelhecimento, Saúde, Políticas Públicas, Transição Demográfica

Resumo

O aumento da expectativa de vida, a regressão das taxas de natalidade e em consequência o processo de transição demográfica e envelhecimento populacional, tem sido um fenômeno percebido no Brasil e em diversos países do mundo, tornando-se extremamente relevante refletir e se aprofundar sobre a temática do envelhecimento, sua representatividade, especificidades e consequências tanto econômicas quanto sociais. Este estudo tem como objetivo discutir o processo de envelhecimento, seus aspectos biopsicossociais, além de identificar as políticas públicas de saúde que contemplam essa população, fazendo uma retomada histórica nacional, desde o movimento da Reforma Sanitária até os dias atuais. Com relação à metodologia aplicada, constituise enquanto um estudo qualitativo, de revisão bibliográfica a respeito do tema envelhecimento e saúde.

Biografia do Autor

Alexandra Machado Alf, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Psicóloga. Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família. Mestranda do Programa em Desenvolvimento Regional - UNIJUÍ. Bolsista CAPES.

Airton Adelar Mueller, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Docente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (Mestrado e Doutorado) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Janaína Machado Sturza, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Docente no Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos (Mestrado e Doutorado) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

ALF, A. M.; MUELLER, A. A.; STURZA, . J. M. O ENVELHECIMENTO EM EVIDÊNCIA: APORTES DA POLÍTICA PÚBLICA EM SAÚDE. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21126. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ST3 – DINÂMICAS DEMOGRÁFICAS E REPERCUSSÕES NOS TERRITÓRIOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>