A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA NA REGIÃO DO COREDE NOROESTE COLONIAL E O DEBATE SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Larissa Zanela Mendes Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Alexia Ramos de Almeida Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Airton Adelar Mueller Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Palavras-chave:

Transição Demográfica, Envelhecimento, Políticas Públicas, Desenvolvimento Regional

Resumo

O presente artigo analisa o processo de transição demográfica da região do Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial (Corede Norc), que abrange 11 municípios do Rio Grande do Sul. Tendo em vista que o estado se apresenta como uma das Unidades da Federação que mais possuem contingente idoso no Brasil, o objetivo deste estudo é verificar o comportamento demográfico do recorte geográfico escolhido, considerando que um dos municípios é polo regional em saúde, o que pode estar contribuindo com o aumento da longevidade da população residente. Pautado pela metodologia qualitativa, buscou-se apresentar o panorama geral da região através de dados dos Censos Demográficos de 2000 e 2010, separando os habitantes por grupos a fim de identificar aumentos ou reduções significativas, bem como trazer importantes aspectos para discussão. Como resultados, observou-se uma queda expressiva na fecundidade, bem como o aumento considerável da população idosa, indicando que a região está em processo acelerado de transição demográfica.

Biografia do Autor

Larissa Zanela Mendes, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e bolsista PROSUC/CAPES. Mestra em Políticas Públicas e graduada em Ciências Sociais - Ciência Política pela Universidade Federal do Pampa.

Alexia Ramos de Almeida, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Airton Adelar Mueller, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Docente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (Mestrado e Doutorado) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

MENDES, L. Z.; ALMEIDA, A. R. de; MUELLER, A. A. A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA NA REGIÃO DO COREDE NOROESTE COLONIAL E O DEBATE SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21146. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ST3 – DINÂMICAS DEMOGRÁFICAS E REPERCUSSÕES NOS TERRITÓRIOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>