A TOMADA DE DECISÃO SOB A PERSPECTIVA DA TERRITORIALIDADE

Autores

  • Julian Israel Lima PPGDR/UNISC
  • Fernando Batista Bandeira da Fontoura PPGDR/UNISC
  • Luis Carlos Alves da Silva PPGDR/UNISC

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional, Territorialidade, Tomada de decisão

Resumo

O presente ensaio teórico tem como objetivo analisar os aspectos teóricos que emergem acerca da tomada de decisão sob a perspectiva da territorialidade. Para tanto, o caminho metodológico seguiu uma abordagem qualitativa e de cunho exploratório, apoiando-se em autores como Benko (1999), Etges (2005), Santos (2005), Flores (2006) e Etges e Degrandi (2013) que discorrem sobre desenvolvimento regional e territorialidade, seguido principais conceitos e definições sobre a temática e, por fim, analisou-se a conjuntura a respeito da tomada de decisão, com uma visão sobre as teorias de Herbert Simon a partir de autores como Steingraber e Fernandez (2013), Oliveira e de Paula (2014), Sbicca (2014), de Mello et al. (2021) e de Barros, Ruschel e Dalcin (2020). Ao final do trabalho, o marco teórico evidencia que a articulação da temática da tomada de decisão sob a perspectiva da territorialidade, na intenção de contribuir com o desenvolvimento regional, pode fomentar a mobilização dos atores sociais para a promoção e fortificação das horizontalidades e redução da entropia. Além disso, a ideia da racionalidade limitada articulada numa perspectiva de territorialidade pode representar uma porta aberta para a promoção de culturas locais que privilegiem o bem comum, a preservação do meio ambiente e o pensar na garantia de condições adequadas de vida para as gerações futuras.

Biografia do Autor

Julian Israel Lima, PPGDR/UNISC

Doutorando em Desenvolvimento Regional no PPGDR/UNISC. Bolsista Prosuc/Capes Modalidade II.

Fernando Batista Bandeira da Fontoura, PPGDR/UNISC

Doutor em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNISC. Professor do PPGDR/UNISC.

Luis Carlos Alves da Silva, PPGDR/UNISC

Doutorando em Desenvolvimento Regional no PPGDR/UNISC. Bolsista Prosuc/Capes Modalidade II.

Referências

BENKO, G. A Ciência Regional. Oeiras: Celta Editora, 1999.

DE BARROS, T. F.; RUSCHEL, C. E.; DALCIN, D. As racionalidades e a tomada de decisão dos produtores de alfafa de Dezesseis de Novembro/RS. Anais do Simpósio LatinoAmericano de Estudos de Desenvolvimento Regional, v. 2, n. 1, 2020.

DE MELLO, L. L.; DA SILVA, L. C. A.; DA FONTOURA, F. B. B.; DEPONTI, C. M.; DA SILVA, M. Processo decisório na agricultura familiar: o caso da Coopasvale, Rio Grande do Sul, Brasil. COLÓQUIO-Revista do Desenvolvimento Regional, 18(2), 159-176, 2021.

ESAU, Carlos; DEPONTI, Cidonea Machado. Tomada de decisão pela diversificação: uma alternativa para agricultura familiar na microrregião de Santa Cruz do Sul/RS. DRdDesenvolvimento Regional em debate, v. 10, p. 439-460, 2020.

ETGES, Virginia Elisabeta. Desenvolvimento regional sustentável: o território como paradigma. Santa Cruz do Sul: Redes, 2005.

ETGES, Virginia Elisabeta; DEGRANDI, José Odim. Desenvolvimento regional: a diversidade regional como potencialidade. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, v. 1, n. 1, p. 085-094, 2013.FLORES, Murilo. A identidade cultural do território como base de estratégias de desenvolvimento: Uma visão do estado da arte. Santiago, Chile: RIMISP, 2006. Disponível em: https://static.fecam.net.br/uploads/28/arquivos/4069_FLORES_M_Identidade_Territorial_como_Base_as_Estrategias_Desenvolvimento.pdf

HARVEY, David. A transformação político-econômica do capitalismo do final do século XX. In: HARVEY, David. A Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

OLIVEIRA, Kamila Pagel de; DE PAULA, Ana Paula Paes. Herbert Simon e os limites do critério de eficiência na nova administração pública. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 19, n. 64, 2014.

SANTOS, Milton. Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2003.

SANTOS, Milton. O retorno do território. Territorio y Movimientos Sociales. OSAL, v. 6, n. 16, p. 255-261, 2005.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

SBICCA, Adriana. Heurísticas no estudo das decisões econômicas: contribuições de Herbert Simon, Daniel Kahneman e Amos Tversky. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 44, p. 579- 603, 2014.

STEINGRABER, Ronivaldo; FERNANDEZ, Ramon Garcia. A racionalidade limitada de Herbert Simon na Microeconomia. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, 2013.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

LIMA, J. I.; FONTOURA, F. B. B. da; SILVA, L. C. A. da. A TOMADA DE DECISÃO SOB A PERSPECTIVA DA TERRITORIALIDADE. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22951. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ST4 – Inovação, Gestão de organizações e dinâmicas de mercados