TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: O MODELO ZONA FRANCA DE MANAUS E A 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Autores

  • Michele Lins Aracaty e Silva UFAM
  • Marcílio Lima de Oliveira Unioeste
  • Mauro Maurício Barbosa Lucas UFAM

Palavras-chave:

Zona Franca de Manaus, Teorias do Desenvolvimento Regional, 4ª Revolução Industrial

Resumo

Levando-se em consideração desde sua idealização, ampliação e reformulação, o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) já passou por pelo menos cinco fases se analisado com base nas Teorias do Desenvolvimento Regional. Estas por sua vez, foram moldadas levando-se em consideração as transformações econômicas mundiais e se reestruturaram formando assim três grupos de teorias com características distintas. Para efeito didático, este trabalho terá como base o terceiro grupo de Teorias de Desenvolvimento Regional sendo estas: Distritos Industriais, Organização Industrial, Retornos Crescentes, Diamante de Porter e Ambiente Inovador com o objetivo de explicar o modelo ZFM. Além disso, a disseminação de um novo paradigma industrial também será abordado neste trabalho, trata-se da 4ª Revolução Industrial ou Indústria 4.0. Para tanto, temos como objetivo analisar o modelo ZFM na 4ª Revolução industrial, baseando-se nas teorias do desenvolvimento regional, o estudo também procura de forma sintética, caracterizar este modelo, bem com denotar as principais características dessas teorias. Enaltece o conceito de 4ª Revolução Industrial e por fim, apresenta uma concepção do modelo dentro desse novo paradigma. Assim sendo, foi feito um estudo bibliográfico e documental com o uso do método descritivo e explicativo com o objetivo de alcançar os objetivos propostos. Quanto a esta concepção, pode-se dizer que já é notório a adequação das indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM) dentro desse novo conceito de 4ª Revolução Industrial ou Indústria 4.0.

Biografia do Autor

Michele Lins Aracaty e Silva, UFAM

Doutora em Desenvolvimento Regional (UNISC). Economista (UFAM). Docente do Departamento de Economia e Análise da FES/ UFAM.

Marcílio Lima de Oliveira, Unioeste

Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na Unioeste/Toledo.

Mauro Maurício Barbosa Lucas, UFAM

Discente do Curso de Ciências Econômicas (UFAM).

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

E SILVA, M. L. A.; DE OLIVEIRA, M. L.; LUCAS, . M. M. B. TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: O MODELO ZONA FRANCA DE MANAUS E A 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL . Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21227. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

ST6 – INOVAÇÃO, GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES E DINÂMICAS DE MERCADOS