PERFIL INDUSTRIAL DAS EXPORTAÇÕES DA REGIÃO SUL DO BRASIL E A HIPÓTESE DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO

Autores

  • Leonardo Sangoi Copetti Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniel Arruda Coronel Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciane Flores Jacobi Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriano Mendonça de Souza Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Indústria de transformação, Taxa de câmbio, Vetor de Correção de Erros

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o perfil industrial da Região Sul do Brasil, visando responder à seguinte questão: está ocorrendo um processo de desindustrialização na Região Sul do Brasil? Nesse sentido, foi ajustado um modelo Vetorial de Correção de Erro (VEC), com a variável dependente exportações da indústria de transformação (alta intensidade, médiaalta, média-baixa e baixa intensidade) da Região Sul do Brasil. Os resultados indicaram que a desvalorização cambial estimula as exportações, que a abertura comercial foi extremamente prejudicial às exportações e que a variável índice de preço das commodities não energéticas apresentou sinal contrário ao esperado.

Biografia do Autor

Leonardo Sangoi Copetti, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração pela UFSM e Aluno do Curso de Pós-Graduação em Estatística e Modelagem Quantitativa da UFSM.

Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), diretor da Editora UFSM e presidente do seu conselho editorial.

Luciane Flores Jacobi, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada do Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFSM. Atualmente é Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Estatística e Modelagem Quantitativa da UFSM.

Adriano Mendonça de Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do Departamento de Estatística e dos Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção e de Administração Pública da UFSM.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

COPETTI, L. S.; CORONEL, D. A.; JACOBI, L. F.; SOUZA, A. M. de. PERFIL INDUSTRIAL DAS EXPORTAÇÕES DA REGIÃO SUL DO BRASIL E A HIPÓTESE DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21114. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)