A RELAÇÃO “INVISÍVEL” ENTRE DESENVOLVIMENTO E CULTURA

Autores

  • Vinicius de Camargo Machado Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Ângela Cristina Trevisan Felippi Universidade de Santa Cruz do Sul

Palavras-chave:

Cultura, Globalização, Desenvolvimento, Regional, Estado

Resumo

A presente reflexão busca contribuir com a discussão acerca de uma dimensão pouco visível da relação entre cultura e o desenvolvimento regional, tendo como condição originária a microescala local para com a região. Adota-se a perspectiva antropológica de cultura e a concepção de região a partir de uma visão polissêmica para discutir a cultura enquanto manifestação simbólica e suas implicações nos processos de desenvolvimento. Inicialmente é realizado um breve resgate teórico da interferência externa ao local nas manifestações culturais, que por vezes acaba por transformar as iniciativas locais em instrumentos a serviço de uma lógica que não reflete àquela identidade sociocultural. Na sequência, busca-se problematizar as relações entre os modos de vida e as práticas de significação e as manifestações culturais e suas
possibilidades para o desenvolvimento regional. Por fim, seguem considerações na direção da inclusão efetiva da cultura como um vetor para o desenvolvimento regional e, para tal, o texto aponta a necessidade de conservar e fomentar as práticas culturais características das localidades de modo a servirem como potência para a construção coletiva do desenvolvimento, como vetor para políticas de Estado que proporcionem o bem-estar da coletividade.

Biografia do Autor

Vinicius de Camargo Machado, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR, Universidade de Santa Cruz do Sul - RS – UNISC. Bolsista CAPES.

Ângela Cristina Trevisan Felippi, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora – docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional – PPGDR,
Universidade de Santa Cruz do Sul - RS – UNISC

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

MACHADO, V. de C.; FELIPPI, Ângela C. T. A RELAÇÃO “INVISÍVEL” ENTRE DESENVOLVIMENTO E CULTURA. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21130. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL