AS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR COMO PROPULSORAS DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DE CASO DA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA DA UNIJUÍ
Palavras-chave:
Instituições Comunitárias de Ensino Superior, Desenvolvimento Regional, Estrutura de GovernançaResumo
O objetivo desse artigo foi analisar o modelo de estrutura de governança na ICES Unijuí.
Este estudo se justifica em função da importância das ICES para o desenvolvimento
regional, pois aumentam o nível de conhecimento e de cultura da região, apresentam um
impacto econômico, qualificam a mão de obra, geram pesquisas para o aumento da
produtividade, podem solucionar problemas locais, contribuem enquanto local de inovação e
de constituição de cidadania. Classifica-se essa pesquisa quanto a sua natureza como
básica, quanto a sua abordagem, como qualitativa, quanto ao objetivo, exploratória e
descritiva, e utilizando-se como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica,
documental, estudo de caso e pesquisa participante. Foi possível identificar que a estrutura
da governança basicamente possui quatro dimensões. A primeira dimensão refere-se à
relação que se estabelece com o pessoal técnico administrativo e de apoio. A segunda
dimensão está relacionada ao CONSU, órgão máximo da governança que tem maiores
impactos e que envolve o corpo docente e suas atividades. A terceira dimensão está
relacionada a mantenedora. E a quarta, diz respeito às interferências externas, aos órgãos
reguladores externos e sua influência na governança interna. Conclui-se que esta estrutura
é determinada por instâncias que às vezes são demasiadas e recorrentes, gerando
burocracia que envolve todos os processos, mas proporcionando legitimidade nas tomadas
de decisões.