O RURAL NO PLANEJAMENTO TERRITORIAL: CATEGORIAS DE ANÁLISE E REPRESENTAÇÕES

Autores

  • Cássio Alexandre Barivieira
  • Silvia Lima de Aquino

Palavras-chave:

categoria analítica, representações, dicotomia, planejamento, território

Resumo

O objetivo principal deste trabalho, parte da elaboração de uma reflexão acerca do termo rural, buscando identificar as pré-noções e concepções espontâneas que estão ligadas ao conceito e que por vezes dificultam a sua interpretação, ou enviesam as políticas públicas que tratam do mesmo. A partir de uma revisão bibliográfica, buscou-se evidenciar a genealogia da disputa dualista a que o rural está atrelado. Posteriormente, apresenta-se o papel assumido pelo Estado Novo, como agente portador de uma visão de modernidade, associada a urbanização, o papel da literatura pré-modernista na construção das representações acerca do rural e do homem do campo, e também, o papel da sociologia rural enquanto agente que reificou a tendência de se valorizar o urbano. Semelhante a isto, demonstra-se a tendência predominante do planejamento territorial em reificar estas disputas dualistas, sobrepondo o urbano sobre o rural, revelando as lacunas não preenchidas do planejamento territorial do Brasil. Ao final, é apresentado um panorama acerca do rural e as três correntes de pensamento que categorizam este espaço no Brasil na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Cássio Alexandre Barivieira

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento - UFRGS - Litoral Norte. E-mail: cassio.bariviera@gmail.com.

Silvia Lima de Aquino

Doutora em Ciências Sociais - Professora Adjunta - Departamento Interdisciplinar. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral Norte. E-mail: silvia.aquino@ufrgs.br.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

BARIVIEIRA, C. A.; AQUINO, S. L. de. O RURAL NO PLANEJAMENTO TERRITORIAL: CATEGORIAS DE ANÁLISE E REPRESENTAÇÕES. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21166. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ST1– ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL