PLANEJAMENTO TERRITORIAL NO COSIPLAN/IIRSA

Autores

  • Francisco Jorge Vicente Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aldomar Arnaldo Rückert Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Planejamento, Território, Neoliberalismo, Keynesianismo, COSIPLAN/IIRSA

Resumo

O planejamento ganhou contornos mais elaborados a partir do século XVII e se utiliza das escalas geográficas como forma de abarcar os diversos níveis de poder e de gestão que atuam sobre a realidade concreta que operam na elaboração de processos de planificação. Utilizado nos EUA e na Alemanha durante o século XIX, ganhou dimensão com a Revolução Russa, através do planejamento centralizado da economia. Criticado por neoliberais, foi difundido pela visão keynesiana durante a vigência das políticas de Estado de bem-estar social, após a Segunda Guerra Mundial. A ideia do planejamento chegou na América Latina nas primeiras décadas do século XX e experimentou, até o momento, quatro períodos distintos: de origem e ascensão, até a década de 1990; de recuo e desmantelamento com o advento do Consenso de Washington; de retomada, a partir da virada do século, com a eleição de governos progressistas e de novo recuo pela retomada da hegemonia neoliberal na maioria dos governos da região, a partir de 2016. Utilizado por governos nacionais em planificações econômicas domésticas, ganhou expansão e reconhecimento como planejamento territorial multinacional com o lançamento da IIRSA, durante a I Reunião de Presidentes da América do Sul, em Brasília, em 2000. Com a fundação da UNASUL, em 2008 e, no ano seguinte, do COSIPLAN, a IIRSA foi por este incorporada. Atualmente, a retomada de governos da América do Sul por forças neoliberais provocou o desmonte da UNASUL e está causando novo retrocesso nos processos e nas estruturas de planejamento no continente.

Biografia do Autor

Francisco Jorge Vicente, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Geografia na UFRGS.

Aldomar Arnaldo Rückert, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Geógrafo; Doutor em Geografia; Professor do POSGEA e do PROPUR/UFRGS; Pesquisador CNPq; Coordenador do LABETER - Laboratório Estado e Território.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

VICENTE, F. J.; RÜCKERT, A. A. PLANEJAMENTO TERRITORIAL NO COSIPLAN/IIRSA. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21109. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ST5 – POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO SOCIAL E PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL