A GÊNESE DO PLANEJAMENTO URBANO NO BRASIL:

PERSPECTIVAS DA QUESTÃO HABITACIONAL ENTRE 1930 E 1970

Autores

  • Lorene Monteiro Maia IPPUR/UFRJ
  • Valéria Braga dos Santos IPPUR/UFRJ

Palavras-chave:

Crise de Moradia. Estado. Habitação. Planejamento Urbano. Questão Urbana.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar de forma pretérita o planejamento urbano brasileiro enfatizando os elementos e contextos sociais e econômicos do processo constitutivo do país. Neste sentido, buscará evidenciar os acontecimentos anteriores a construção da questão habitacional, entre o final do século XIX e início do século XX, com o advento da Primeira República e, sua materialização no período subsequente de 1930 a 1970. Tais eventos, inspiraram e imprimiram mudanças estruturais, culturais, políticas, econômicas e sociais significativas no país e, portanto, auxiliam, ao seu modo, o entendimento da questão urbana e habitacional, bem como, nos introduzem elementos para a compreensão desta nova (des)ordem hegemônica atual. Para dar conta desta análise, o estudo enumerará e ordenará os fatos do período, no intuito de interpretar, sob a luz da bibliografia adotada, a ocorrência dos fenômenos históricos do planejamento urbano no Brasil. Deste modo, o que ora este estudo pretende demonstrar é o encadeamento factual da questão urbana e do planejamento urbano no cenário nacional.

Biografia do Autor

Lorene Monteiro Maia, IPPUR/UFRJ

Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Valéria Braga dos Santos, IPPUR/UFRJ

Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Referências

ABREU, Mauricio A. Pensando a cidade do Brasil no passado. In Fridman, F.; Haesbaert, R. (orgs.). Mauricio de Almeida Abreu. Escritos sobre espaço e história. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.

BENCHIMOL, Jaime L. Reforma urbana e Revolta da Vacina na cidade do Rio de Janeiro. In: Ferreira, J., Delgado, L. A. N. (orgs.). O Brasil Republicano. O tempo do liberalismo excludente. Da Proclamação da República à Revolução de 1930. 3a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

BERNARDES, Lysia. Política urbana: uma análise da experiência brasileira. Análise e Conjuntura, Belo Horizonte, v.1, n.1, p.83-119, jan/abr, 1986. Disponível em: http://www.ijsn.es.gov.br/ConteudoDigital/20180406_analiseeconjuntura_v.1_n.1jan1986_p.83_119_.pdf.

BONDUKI, Nabil G. BONDUKI, Nabil. Origens da habitação social no Brasil: arquitetura moderna, lei do inquilinato e difusão da casa própria. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.

FELDMAN, Sarah. Entre o regional e o metropolitano: pensamento urbanístico e metrópole no Brasil na década de 1950. Revista USP (102), jun-ago 2014.

MELO, Marcus André B. C. A ideologia anti-urbana e a modernização da gestão municipal no Brasil: 1900-1960. In: Padilha, N. (org.) Cidade e urbanismo. Salvador: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo/UFBA, 1998.

OLIVEIRA, Francisco. O Estado e o Urbano. Revista. Espaço & Debates, São Paulo, n. 6, jun./set. 1982.

PATTO, Maria Helena S. Estado, ciência e política na Primeira República: a desqualificação dos pobres. Estudos Avançados, v. 13, n. 35, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-40141999000100017.

SEVCENKO, Nicolau. A Inserção Compulsória do Brasil na Belle Époque. In: Literatura como missão. Tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1985.

TOPALOV, Christian. Os saberes sobre a cidade: tempos de crise. Espaço e Debates (34), 1991.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

MAIA, L. M.; SANTOS, V. B. dos. A GÊNESE DO PLANEJAMENTO URBANO NO BRASIL:: PERSPECTIVAS DA QUESTÃO HABITACIONAL ENTRE 1930 E 1970. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22957. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ST3 – Políticas públicas, planejamento urbano e integração regional