VALORIZANDO OS TERRITÓRIOS: DESENVOLVIMENTO REGIONAL PARA ALÉM DA DICOTOMIA RURAL E URBANO NA EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL/RS

Autores

  • Cidonea Machado Deponti
  • Carlos Stavizki Júnior

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional, Territórios, Meio Rural

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise empírica do processo de desenvolvimento dos territórios, destacando as contradições da dicotomia existente entre as áreas rurais e urbanas. Utilizou-se o município de Santa Cruz do Sul, localizando na região interiorana do Rio Grande do Sul, como recorte empírico, devido as configurações econômicas e sociais do território, e pela importância da agricultura familiar em sua economia, através da cadeia produtiva do tabaco. Trata-se de uma discussão sustentada pela revisão bibliográfica sobre dicotomia rural e urbana, no contexto do desenvolvimento territorial, com base em literaturas contemporâneas e relacionadas com a área do Desenvolvimento Regional. Apresenta-se uma crítica ao modelo desenvolvimentista baseado na industrialização e urbanização do território, em detrimento da precarização de recursos governa-mentais no meio rural. Destaca-se a necessidade de valorizar as potencialidades do município, considerando o meio rural como parte intrínseca aos processos de desenvolvimento dos territó-rios.

Biografia do Autor

Cidonea Machado Deponti

Doutora em Desenvolvimento Rural (PPGDR/UFRGS); Mestre em Integração Latino-Americana; Bacharel em Ciências Econômicas (UFSM); docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGDR/UNISC); e-mail: cidonea@unisc.br.

Carlos Stavizki Júnior

Mestrando em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNISC); Bacharel em Serviço Social; Membro do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional (GEPEDR/CNPq); Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Urbanos e Regionais (GEPEUR); e-mail: cstavizki@unisc.br.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

DEPONTI, C. M. .; STAVIZKI JÚNIOR, C. VALORIZANDO OS TERRITÓRIOS: DESENVOLVIMENTO REGIONAL PARA ALÉM DA DICOTOMIA RURAL E URBANO NA EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL/RS. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ - RS - BRASIL, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/21165. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ST1– ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)